Menino convence câmara a permitir lutas de neve cem anos depois - TVI

Menino convence câmara a permitir lutas de neve cem anos depois

  • MC
  • 7 dez 2018, 16:41
Dane Best conseguiu trazer de volta as lutas com bolas de neve à cidade norte-americana Severence

Na cidade norte-americana de Severance, existia uma proibição de guerras de neve. No entanto, Dane Best quis alterar essa regra e foi à câmara municipal defender que as crianças daquela cidade precisavam de um motivo para brincar na rua

Um rapaz de nove anos, de Severence, no Colorado, EUA, convenceu os dirigentes da câmara municipal da cidade norte-americana a pôr fim à proibição de lutas de neve. Dane Best defendeu que as crianças de Severence precisavam de um motivo para brincar na rua.

A legislação que impedia lutas de neves foi imposta há 98 anos e incluía outras proibições, como atirar pedras. No entanto, Dane centrou-se na primeira impossibilidade, quando descobriu, este ano, numa visita de estudo que era proibido brincar com bolas de neve na sua cidade.

Para tentar lutar contra essa lei, o rapaz perguntou o que poderia fazer e explicaram-lhe que deveria apresentar a sua proposta numa sessão pública da autarquia, em que os cidadãos podem expor as suas ideiais.

Num primeiro momento, Dane pediu ajuda à mãe, que lhe explicou que ele deveria estudar o tema para apurar os argumentos. 

Ao início, não sabia se ele ia conseguir, mas achei que, na pior das hipóteses, seria uma boa experiência de aprendizagem”, contou a mãe, Brooke Best, ao Huffington Post.

Dois meses depois, chegou a altura de se fazer ouvir e Dane mostrou-se muito bem preparado para aquilo que ia. Vestido com camisa e laço preto, o rapaz realizou uma apresentação de três minutos, em que mostrou que sabia o tema, preparou o diapositivo e incluiu ainda cartas dos seus colegas de escola sobre a iniciativa.

As crianças de Severance querem ter a oportunidade de fazer guerras de neve como o resto do mundo", disse a criança, citado pela emissora britânica BBC.

Os dirigentes da autarquia de Severence ficaram convencidos e acharam que, 98 anos depois, tinha chegado a alturar de legalizar as lutas com bolas de neve.

A cidade norte-americana celebrou a vitória de Dane na rede social Facebook.

O rapaz teve ainda a honra de ser ele a tirar a primeira bola de neve legal de Severence, em quase 100 anos.

Estamos orgulhosos por ele ter tido a iniciativa de mudar as coisas", confessou o pai, Derrick Best.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE