Barómetro: A República, a Restauração e a Caixa - TVI

Barómetro: A República, a Restauração e a Caixa

  • Gustavo Cardoso, Professor Catedrático ISCTE-IUL
  • 5 dez 2016, 09:27
Reis de Espanha em visita oficial a Portugal

O regresso do feriado da independência, numa semana de visitas reais espanholas, e a gestão da Caixa entregue, pelo governo PS, a um ex-ministro do actual líder do PSD foram virais nas redes

Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa

A  semana de Marcelo Rebelo de Sousa nas redes sociais pode ser caracterizada como de equilíbrio entre opostos. Se a aprovação sobe, também a desaprovação subiu, espelhando os difíceis equilibrios que Marcelo Rebelo de Sousa protagonizou nesta semana nas redes sociais.

Enquanto os portugueses criticavam, ou louvavam, Fidel Castro, Marcelo Rebelo de Sousa, o último Chefe de Estado europeu a visitar Fidel, procurava exercer o dificil equilíbrio da diplomacia reconhecendo o líder cubano como alguém “controverso mas marcante”.

Simultaneamente, o Presidente da República geria uma semana inusitada pela junção da visita dos Reis de Espanha e o regresso do feriado que celebra a restauração da independência face à monarquia espanhola.

Nesta semana, o Presidente foi também protagonista da busca de novos equilibrios entre PS e PSD para a Caixa Geral de Depósitos. O Presidente da República havia apontado, nos seus primeiros meses de mandato, o sistema bancário português como uma sua prioridade e, esta semana, essa prioridade foi também vísivel nas redes sociais. 

Primeiro Ministro - António Costa

A semana de António Costa nas redes sociais foi dominada por dois temas: um ano de governação e a Caixa Geral de Depósitos.

Embora não provocando o aumento de críticas, o final da denominada “novela da Caixa”, ou pelo menos o final de um capítulo com a saída de António Domingues, colocou o Primeiro Ministro mais fragilizado nas redes sociais, com mais comentários sobre o “enorme falhanço de António Costa” e uma diminuição dos sentimentos positivos transferidos para os neutros.

Por outro lado, a associação entre o primeiro aniversário da governação e a publicação de uma sondagem, mostrando um PS próximo da maioria absoluta, poderá também ter contribuido para diminuir os sentimentos positivos face a António Costa. Pois, nas redes sociais parece surgir a dúvida sobre se será positivo para o país voltar a existir um governo com o PS sozinho.

Por último, a restauração do feriado da “Restauração” da independência portuguesa, face a Espanha, foi viral assim como o jantar oferecido pelo Primeiro Ministro da República Portuguesa aos Reis da Monarquia Constitucional Espanhola.

 

Líder da oposição - Pedro Passos Coelho

A semana nas redes sociais foi para Pedro Passos Coelho bastante negativa, com uma quebra de sentimentos positivos (de 14% para 7%) e de aumento de sentimentos negativos (de 79% para 91%).

Uma análise dos comentários nas redes sociais demonstra que a polémica da CGD com António Domingues contribuiu mais para fragilizar a governação do PS do que para aumentar os sentimentos positivos para com Pedro Passos Coelho.

A escolha de Paulo Macedo, ex-Ministro de Passos Coelho, para dirigir a CGD deixou também a sua marca tanto nas redes sociais como na necessidade do líder da oposição reajustar a sua estratégia política.

A semana de Pedro Passos Coelho foi também uma semana de alguma crispação com Belém, nomeadamente face às críticas de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o “feriado que nunca devia ter deixado de existir” e que foi suspenso pelo anterior governo.

Embora nas redes sociais seja dada conta das críticas de Passos Coelho a António Costa e o PS, como por exemplo sobre os cortes feitos pelo actual governo sem que se “saiba onde nem no quê” ou da “falta de coragem para governar”, as mesmas são partilhadas com forte neutralidade nos posts.

 

 

Ficha técnica:

Neste trabalho foi seguida a metodologia proposta pelo Pew Research na análise de enquadramentos de discussão nas redes sociais através da plataforma de codificação da Crimson-Hexagon. Foram consideradas as redes Twitter, Facebook, Tumblr, Google+ e Blogues. A análise do sentimento considera as categorias ‘positivo’, ‘negativo’, ‘neutro’ ou ‘fora de âmbito’. Informação detalhada sobre o algoritmo pode ser consultada aqui.

Continue a ler esta notícia