Depois de estar em queda três meses, confiança dos portugueses aumenta - TVI

Depois de estar em queda três meses, confiança dos portugueses aumenta

Mercados

Já o indicador de clima económico diminuiu de forma ténue em outubro, mas manteve-se próximo dos valores registados nos dois meses anteriores.

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em setembro e outubro, após ter diminuído nos três meses anteriores, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O aumento do indicador de confiança dos Consumidores nos últimos dois meses deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar, da poupança e do desemprego", diz o INE.

Em outubro, o indicador de confiança aumentou na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas e diminuiu ligeiramente no Comércio e nos Serviços.

"O indicador de confiança da Indústria Transformadora aumentou, após ter estabilizado no mês anterior, verificando-se um contributo positivo dos saldos das perspetivas de produção e das apreciações sobre a evolução dos stocks de produtos acabados e um ténue agravamento das opiniões sobre a procura global".

Já  "o indicador de confiança do Comércio diminuiu ligeiramente em outubro, após ter aumentado desde abril, refletindo o contributo negativo do saldo das opiniões sobre o volume de vendas. O indicador de confiança dos Serviços também diminuiu ligeiramente em outubro, depois de ter aumentado nos dois meses anteriores, devido ao agravamento das perspetivas sobre a evolução da procura e das apreciações sobre a atividade da empresa".

No que toca ao indicador de clima económico, diz o Instituto, que diminuiu de forma ténue em outubro mas manteve-se próximo dos valores registados nos dois meses anteriores.

 

 

 

Continue a ler esta notícia