Vai pagar com cartão ou dinheiro? - TVI

Vai pagar com cartão ou dinheiro?

Os portugueses são "ferozes" adeptos dos cartões multibanco, quer na hora de comprar em lojas físicas, quer nas compras online. Apesar do valor médio da compra ter descido em 2016, a forma de pagamento mais utilizada parece ter vindo para ficar

Na hora de pagar, mais de metade dos portugueses prefere utilizar o cartão.

Um estudo elaborado pela SIBS: “Sibs market report - comércio digital 2016” revela isso mesmo. 71% dos portugueses utiliza cartão para as compras em lojas físicas. A justificação está relacionada, sobretudo, com a comodidade, rapidez e a segurança.

Uma opção que faz com que o rácio entre compras e levantamentos, no que toca à utilização de cartão, esteja a aumentar. Ou seja, há menos pagamentos com dinheiro.

Mesmo assim, e segundo dados do Banco de Portugal de 2015, o numerário continuava a ser a opção de pagamento relevante em Portugal, representando 62%. Uma escolha justificada com motivos de anonimato e liquidez imediata.

O estudo da SIBS também pretendeu identificar as tendências de evolução na adoção dos novos meios de pagamento digitais, que têm vindo a surgir no mercado. Entre elas, a MB Net é a mais conhecida e utilizada. Cerca de metade dos inquiridos usa este serviço gratuito, desenvolvido pelo sistema bancário português, que permite a realização de pagamentos online.

Já em termos de confiança, o Multibanco é, sem sombra de dúvida, a entidade em que os portugueses mais confiam para realizar os seus pagamentos (88%), contra os 70% de confiança que “depositam” nos bancos.

Na hora de comprar online, o mesmo estudo da SIBS mostra de 84% dos inquiridos já adquiriu, pelo menos uma vez, um serviço, ou produto, numa loja online. Mesmo entre os mais novos (entre os 15 e os 24 anos), cerca de 93% já efetuou uma compra online. Percentagem que baixa para 62% na faixa acima dos 55 anos. E, para pagar, volta a ser o Multibanco (53%) o mais utilizado seguido do MB Net (33%).

Segundo os dados processados pela SIBS, o valor das transações com cartões, (incluindo o MB Net) em compras online, passou de 1.490 milhões de euros em 2013 para 2.090 milhões em 2016, sendo que o valor médio das compras desceu de 74,40 euros para 63,10 euros.

 

 

Continue a ler esta notícia