Menino Jesus ou Maggie Simpson? Restauro alvo de piadas - TVI

Menino Jesus ou Maggie Simpson? Restauro alvo de piadas

Cabeça de Cristo colocada temporariamente em estátua choca pessoas no Canadá

Cabeça de Cristo em argila, colocada temporariamente, por uma artista canadiana, numa estátua de pedra branca vandalizada, torna-se alvo de críticas e faz lembrar episódio em Espanha

A tentativa de restaurar uma estátua de Maria com o menino Jesus ao colo tornou-se motivo de piada e de revolta entre os fiéis da Igreja Ste Anne des Pins, em Sudbury, no Canadá. A obra de arte erguida há uma década à entrada da igreja foi vandalizada e precisava de ser restaurada. Com boa vontade, uma artista local ofereceu-se para a tarefa, mas a solução encontrada foi, no mínimo, polémica.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, tudo começou há cerca de um ano, quando a cabeça da estátua desapareceu. De acordo com o padre da paróquia, não foi a primeira vez que a estátua foi vandalizada, mas das vezes anteriores foi sempre possível recuperar a cabeça e recolocá-la no lugar. “Desta vez olhei por todo o lado. Não havia cabeça”, explicou.

Quando o pároco começou a bater às portas das empresas locais para tentar resolver o problema, recebeu agradado a sugestão de Heather Wise, artista local, que queria ser autora do restauro.

À imprensa local, Heather Wise disse que ficou magoada ao ver a estátua naquele estado e sentiu que, por ser artista, deveria fazer alguma coisa. Tinha estudado escultura, mas nunca tinha trabalhado em pedra, por isso decidiu trabalhar em barro.

"Fazer uma estátua do menino Jesus para uma igreja é uma honra para a minha carreira", disse, revelando que, no próximo ano, pretende fazer uma cabeça em pedra.

A intenção era boa, mas o resultado foi... uma catástrofe. O episódio faz lembrar o de Espanha, em que a octogenária Cecilia Giménez quis restaurar uma pintura do rosto de Jesus, Ecce Homo, e o resultado foi, no mínimo, pouco convencional. A versão final da estátua no Canadá faz virar cabeças, não só pela cor da cabeça do menino Jesus, alaranjada devido ao material, mas também pelos traços desproporcionados e as ondas do cabelo. Nas redes sociais, há quem aponte parecenças com a mais nova da família Simpson, a bebé Maggie, da série de desenhos animados.

Já os paroquianos, agitados, questionaram o padre sobre a obra de arte, tendo este respondido que se trata efetivamente de uma solução temporária. "Foi uma primeira tentativa", garantiu.

“É bem chocante para os olhos por causa do contraste na cor”, disse o padre Gérard Lajeunesse à rede CBC, confuso sobre como lidar com o caso. “Não me preparei para isto no seminário”, brincou.

Para o sacerdote, a intenção era que a cabeça fosse pintada de branco, mas a chuva dificultou o trabalho. “Espero que o que ficar feito no final irá agradar a todos. Ainda assim, ela [Heather Wise] fez de bom coração”, disse o padre.

A operação de restauro já deu origem a dezenas de piadas na internet, que comparam a nova cabeça do menino Jesus a Maggie Simpson.

 

 

Já não é a primeira vez que um restauro de uma obra de arte sacra dá que falar. Em 2012, a artista espanhola Cecilia Giménez arruinou a pintura Ecce Homo, de Elías García Martínez, naquele que foi considerado o “pior restauro da História”:

Restauro da pintura "Ecce Homo" por Cecilia Giménez, em Espanha

 

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE