Trump já fez saber como vai pôr o México a pagar o muro - TVI

Trump já fez saber como vai pôr o México a pagar o muro

Taxa de 20% sobre produtos exportados para os Estados Unidos pode pôr México a suportar os custos do muro na fronteira. A ideia foi conhecida, no dia em que o encontro com o presidente Peña Nieto ficou sem efeito

Donald Trump prometeu que o México ia pagar o muro na fronteira dos dois países e pode ter encontrado uma maneira para isso acontecer. É uma ideia, ainda não concretizada, mas que está a ser trabalhada. Segundo o novo porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, o país poderá mesmo vir a aplicar uma taxa adicional de 20% aos produtos mexicanos.

O porta-voz de Trump não deu mais detalhes. Mas já esta quinta-feira, através da rede Twitter, Donald Trump fazia saber que a balança comercial entre os Estados Unidos e o México pesava favoravelmente para o lado dos vizinhos do sul. Na ordem dos 60 mil milhões de dólares anuais, algo na ordem dos 56 mil milhões de euros.

As queixas de Trump através do Twitter surgiram uma vez mais, mas agora, um dia após ter decretado que o muro a separar os Estados Unidos do México irá mesmo ser construído. Uma assinatura que levou acabou por levar ao cancelamento de uma reunião com o seu homólogo mexicano, prevista para a próxima semana. 

Reunião desconvocada

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, cancelou a reunião na Casa Branca, com Donald Trump, esta quinta-feira

Os dois chefes de estado deveriam reunir-se a 31 de janeiro em Washington. Mas isso já não vai acontecer.

Peña Nieto informou, através de uma publicação no Twitter, que não irá comparecer à reunião com o presidente dos Estados Unidos.

Esta reação surge depois de Donald Trump ter ameaçado cancelar a reunião caso o México não aceitasse pagar o muro na fronteira com os EUA.

Esta quinta-feira de manhã, Enrique Peña Nieto lamentou e reprovou a decisão de Donald Trump de ordenar a construção de um muro na fronteira comum, reiterando que não o vai pagar. A troca de "recados" entre os líderes dos dois países tem sido grande nas últimas 24 horas.

Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que há anos nos divide em vez de nos unir. O México não acredita em muros”, afirmou Enrique Peña Nieto, numa mensagem transmitida na quarta-feira pela televisão, em que reiterou que o México não vai arcar com as despesas do muro.

Todavia, o presidente mexicano reiterou, também através daquela rede social, a disponibilidade do seu país para colaborar com a administração Trump em prol dos interesses das duas nações.

Trump diz haver "falta de respeito"

Reagindo à desmarcação do encontro por parte do presidente mexicano, Donald Trump considerou que o mesmo seria "infrutífero", porque há uma "falta de respeito" face aos Estados Unidos.

O presidente do México e eu concordámos em cancelar o encontro agendado para a próxima semana", sublinhou Trump em Filadéfia, falando numa reunião de congressistas Republicanos.

Justificando e reforçando a decisão tomada quarta-feira, de construir um muro na fronteira com o México, Donald Trump acusou os mexicanos de falta de consideração para com o país que lidera.

A menos que o México venha a tratar os Estados Unidos de uma forma justa - com respeito - esse encontro seria infrutífero. E eu pretendo seguir um outro caminho", referiu Donald Trump.

Aos congressistas republicanos, Trump voltou ainda a relembrar que serão os mexicanos a suportar a construção do muro que pretende construir na fronteira.

Já disse, vezes sem conta, que o povo americano não irá pagar o muro", frisou o presidente.

Continue a ler esta notícia