Podia chamar-se Caleb, mas a velocidade do ciclone trocou-lhe o nome - TVI

Podia chamar-se Caleb, mas a velocidade do ciclone trocou-lhe o nome

  • MC
  • 29 mar 2017, 10:45

Ciclone Debbie abalou várias cidades da Austrália. De categoria 4, o ciclone trouxe rajadas de vento de 250 quilómetros por hora e chuvas torrenciais, provocando estragos em grandes áreas

O que começou por ser uma pequena tempestade tropical, inicialmente com o nome Caleb, rapidamente se transformou num ciclone chamado Debbie, que continua a provocar estragos na Austrália.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), existe um processo para a escolha dos nomes das tempestades, “para ajudar na rápida identificação em mensagens de alerta, porque presume-se que os nomes são muito mais fáceis de se lembrar do que números e termos técnicos".

Por norma, os nomes eram escolhidos de forma arbitrária e mais tarde foi feita uma lista por ordem alfabética.

A Austrália foi o primeiro país a mudar o sistema, em 1975, alternando os nomes entre os masculinos e femininos. Outros países acabaram por seguir o mesmo exemplo.

O primeiro ciclone da época na Austrália tinha como nome Yvette. Depois do Debbie, vêm aí o Ernie, Frances, Greg e Hilda.

Alguns australianos brincaram nas redes sociais com o nome Debbie, por ser comparado a um filme pornográfico de 1978 – “Debbie Does Dallas”.

Quanto a possíveis nomes que muitos dos habitantes desejam acrescentar aos desastres naturais, um meteorologista australiano, citado pela AFP, explicou: “Atualmente temos nomes suficientes na lista, pelo menos até aos próximos dez anos”.

Continue a ler esta notícia