Obama diz que Guterres tem uma “reputação extraordinária” - TVI

Obama diz que Guterres tem uma “reputação extraordinária”

Presidente norte-americano recebeu António Guterres na Casa Branca. O antigo primeiro-ministro português assume, dia 1 de janeiro, o cargo de secretário-geral da ONU

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse esta sexta-feira que o antigo primeiro-ministro português António Guterres, que assume o cargo de secretário-geral das Nações Unidas a 1 de janeiro, já provou ser um líder eficaz.

Obama, que recebeu Guterres na Casa Branca, referiu que tê-lo como secretário-geral da ONU será importante numa altura em que os desafios mundiais e a incerteza continuam a aumentar.

Ele tem uma reputação extraordinária”, disse o chefe de Estado norte-americano.

Considerando o percurso politico e profissional de António Guterres, Obama sublinhou que “acredita plenamente” que o português tem capacidade para garantir a gestão da participação das Nações Unidas nos principais desafios mundiais, como as alterações climáticas e a crise dos refugiados.

António Guterres vai assumir o cargo de secretário-geral das Nações Unidas dia 1 de janeiro, num mandato de cinco anos. Ele foi primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002 e Alto-comissário da ONU para os Refugiados entre 2005 e 2015.

Num momento em que os desafios são crescentes ter um parceiro eficaz na secretaria-geral das Nações Unidas será extremamente importante", disse Obama.

António Guterres, por seu turno, expressou o seu “total compromisso” em trabalhar em estreita colaboração com Obama e com o presidente eleito Donald Trump, que irá tomar posse a 20 de janeiro.

Continue a ler esta notícia