Saiba porque é que estas mulheres decidiram rapar a cabeça - TVI

Saiba porque é que estas mulheres decidiram rapar a cabeça

  • Sara Sousa Pinto
  • 18 dez 2018, 16:38

São mulheres de ativistas presos pelo governo chinês sem direito a julgamento

As mulheres de quatro dos mais conhecidos ativistas e advogados da China raparam a cabeça como forma de protesto contra o que chamam de "perseguição" aos maridos por parte do governo.

Wang Quanzhang é um dos lesados. Está preso desde 2015, sem direito a julgamento, por alegadamente ter praticado atos contra a governação ou ter informações que podem pôr em causa o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

Agora, estas mulheres querem fazer-se ouvir e, para isso, reuniram-se no parque de um complexo de apartamentos em Pequim e cortaram os cabelos diante dos vizinhos e de um grupo de jornalistas convidados.

Foram colocando o cabelo em caixas de plástico transparente ao lado de fotos com os maridos enquanto cantavam "nós podemos ficar carecas, mas eles não vão perder os seus direitos".  

Desde que assumiu o cargo em 2012, o presidente Xi Jinping é acusado de levar a cabo uma forte repressão a estes ativistas e advogados de direitos humanos, uma posição que já culminou em várias detenções.  

 

Continue a ler esta notícia