Estado Islâmico ameaça Península Ibérica - TVI

Estado Islâmico ameaça Península Ibérica

Por dentro dos túneis do Estado Islâmico

Serviços secretos de Espanha têm intercetado cada vez mais mensagens de espanhóis radicalizados com apelos à realização de atentados. Autoridades temem que um lobo solitário possa agir

Os serviços secretos de Espanha têm intercetado cada vez mais mensagens do Daesh a apelar a ataques na Península Ibérica. Apelos protagonizados pelos cerca de 200 espanhóis que se juntaram ao Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

Nessas mensagens enviadas a familiares e a amigos, os jovens mostram-se cada vez mais radicalizados.  "Ataquem, ataquem, ataquem. Temos de fazer algo. O que mais é preciso acontecer para que passem à ação?".

Esses apelos reiterados são citado pelo jornal El Mundo, com os extremistas a referirem-se aos muçulmanos do Daesh detidos até agora em Espanha.

As autoridades espanholas temem que um lobo solitário possa levar a cabo um atentado. O maior receio é que um grupo concretize um ataque planeado.  

Desde 2012, já foram detidas 182 pessoas em Espanha com ligações ao Daesh. Mas a investigação dos Serviços de Inteligência incide sobre muitas mais: cerca de 800 pessoas.

Em Portugal, até ao momento, as autoridades mantêm o grau de ameaça moderado.

Continue a ler esta notícia