Mais de dois milhões de imigrantes vão ser expulsos dos EUA - TVI

Mais de dois milhões de imigrantes vão ser expulsos dos EUA

Donald Trump volta às promessas eleitorais para garantir que vai mesmo expulsar imigrantes sem documentos norte-americanos e o muro entre os EUA e o México vai avançar

O presidente eleito dos Estados Unidos afirmou, numa entrevista televisiva, que tenciona expulsar entre dois a três milhões de imigrantes ilegais no país e o muro na fronteira com o México é para construir, mesmo que tenha de ser usada uma vedação.

Donald Trump falou à CBS News, numa entrevista exibida este domingo, onde reiterou a intenção de expulsar dos Estados Unidos qualquer coisa como dois a três milhões de pessoas sem documentos norte-americanos, com efeitos imediatos.

Questionado sobre a posição que vai tomar em relação aos cerca de 11 milhões de imigrantes legalizados nos Estados Unidos, Trump também foi categórico. O republicado garante que será célere contra todos os que tiverem registo criminal.

O que vamos fazer é apanhar aqueles que são criminosos e os que tenham registo criminal, os membros de gangues, os traficantes de droga. Há imensas pessoas assim, provavelmente dois milhões, podem ser até três milhões, que vão ser deportadas ou detidas. Vamos tirá-las do nosso país, estão cá ilegalmente", explicou.

Na mesma entrevista, o milionário também fez referência ao muro que pretende construir na fronteira com o México. Trump afirmou que poderá usar, de forma parcial, uma vedação para acelerar o processo.

“Em algumas áreas sim, mas noutras é mais apropriado construir um muro", afirmou Trump, ao programa 60 Minutes, da CBS News. "Sou bom nesta área, chama-se construção", acrescentou o empresário do sector do imobiliário e construção civil.

Depois de ter retomado o contro da segurança e da fronteira com o México, Trump garante que irá olhar para a restante população imigrante para decidir o que fazer. “Mas antes de decidir, é muito importante, vamos tornar as nossas fronteiras seguras”, disse.

Continue a ler esta notícia