CIA diz que Rússia tentou ajudar Trump com ataques informáticos - TVI

CIA diz que Rússia tentou ajudar Trump com ataques informáticos

Notícia foi avançada pelo Washington Post, depois de Barack Obama mandar investigar a interferência russa nas eleições presidenciais e quer resultados antes de abandonar a Casa Branca

Donald Trump terá sido ajudado pelos serviços secretos russos, para chegar ao cargo de Presidente dos Estados Unidos da América. Agentes da CIA dizem que os russos ajudaram o candidato republicano a vencer. A noticia foi avançada pelo jornal The Washington Post.

Barack Obama mandou investigar a interferência russa e quer resultados antes de abandonar a Casa Branca.

Ora, o artigo foi publicado horas depois de a Casa Branca ter anunciado que Obama ordenou a análise profunda dos ataques informáticos durante a campanha eleitoral. E exigiu um relatório antes do dia 20 de janeiro, data em que entrega o poder a Trump.

A equipa do futuro presidente norte americano já rejeitou as conclusões dos analistas da CIA, argumentando que "são os mesmos que disseram que Sadam Hussein tinha armas de destruição maciça".

Segundo o jornal norte-americano, pessoas ligadas a Moscovo passaram e-mails do site Wikileaks pirateados, da conta de email do diretor de campanha de Hilary Clinton, a candidata derrotada. O objetivo seria denegrir a imagem de Hillary.

Quando Trump foi declarado vencedor, o presidente russo, Vladimir Putin, enviou-lhe um telegrama a fecilitá-lo, esperando um "diálogo construtivo" entre os dois países.

Continue a ler esta notícia