Voto antecipado: Clinton à frente em estados importantes - TVI

Voto antecipado: Clinton à frente em estados importantes

  • Sofia Santana
  • 27 out 2016, 17:51
Hillary Clinton vence primárias no Nevada

Os norte-americanos já começaram a votar em vários estados e uma análise divulgada pela CNN mostra que os democratas melhoraram as suas posições em estados importantes comparativamente com os dados homólogos de 2012

Hillary Clinton tem razões para estar otimista. Os norte-americanos já começaram a votar em vários estados e uma análise divulgada pela CNN mostra que os democratas melhoraram as suas posições em estados importantes comparativamente com os dados homólogos de 2012.

Mas de sete milhões de norte-americanos já exerceram o direito de voto, um pouco por todo o país. Nos Estados Unidos, a possibilidade de votar antecipadamente varia de estado para estado. Alguns deixam que os eleitores votem antecipadamente sem ser preciso um motivo específico para o efeito, enquanto outros apenas o deixam fazer no caso de haver uma razão muito concreta.

Ora, uma análise da empresa de tratamento de dados Catalist para a CNN indica que, até agora, Clinton ganha vantagem sobre Trump nos "swing states", isto é, nos estados onde a votação será mais renhida.

O estudo, que analisou os votos contabilizados ao longo de terça-feira em 35 estados, mostra que os democratas melhoraram posições na Carolina do Norte, no Nevada e no Arizona. O Arizona que era, de resto, um bastião republicano e que agora é considerado um "swing state".

Os republicanos, por sua vez, têm mais razões para sorrir no Iowa, estado que Barack Obama venceu em 2012 e onde os democratas perdem vantagem.

Mas por que há estados mais importantes do que outros?

Há estado mais importantes do que outros desde logo porque há estados com mais habitantes do que outros e que, por isso, elegem mais delegados. A Califórnia é o maior estado do país e o que  elege mais delegados.

Em várias regiões, os candidatos sabem com o que podem contar: há estados tradicionalmente republicanos, os "red states" (estados vermelhos) e há outros onde, tradicionalmente, vencem os democratas, os "blue states" (estados azuis). 

Mas depois há os designados “swing states”, isto é, estados em que as votações são mais renhidas e qualquer resultado é possível, podendo, assim, determinar quem vence e quem perde as eleições.

Em 2000, por exemplo, a Flórida, que é o quarto estado mais populoso do país, decidiu as eleições a favor de George W. Bush.

Os "swing states" são determinados pelos analistas em cada eleição. Dependem não só dos candidatos como de fatores que têm a ver com especificidades locais e a própria atualidade. Pensa-se que este ano a votação seja mais renhida no Arizona, na Flórida, na Geórgia, no Iowa, no Michigan, no Nevada, na Carolina do Norte, no New Hampshire, no Ohio, na Pensilvânia e no Wisconsin.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE