França apresenta provas contra Assad no ataque químico na Síria - TVI

França apresenta provas contra Assad no ataque químico na Síria

Jean-Marc Ayrault

Forças leais ao presidente utilizaram gás sarin, afirma o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, que cita um relatório classificado

Os serviços secretos da França disponibilizaram provas do uso de armas químicas por partes das forças militares afetas ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, no ataque de 4 de abril, em Khan Sheikhoun, na província de Idlib, que matou dezenas de pessoas.

As forças leais ao presidente utilizaram gás sarin no ataque, de acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Marc Ayrault, que cita um relatório classificado, refere a agência britânica Reuters.

 

Sabemos, de uma certa fonte, que o processo de fabrico do gás sarin recolhido das amostras é típico do método desenvolvido em laboratórios sírios", disse Jean-Marc Ayrault, citado pelo jornal francês L'Express.

 

A responsabilidade do regime sírio não coloca nenhuma dúvida, tendo em conta o processo de fabrico do sarin utilizado", acrescentou o chefe da diplomacia francesa, após uma reunião do Conselho de Defesa no Palácio do Eliseu, com a presença do presidente de França, François Hollande.

Este ataque químico na Síria levou os Estados Unidos da América a bombardear, com recurso a mísseis, uma base aérea síria, naquele que foi o primeiro ataque direto ao governo de Bashar al-Assad.

 

Continue a ler esta notícia