Rajoy aceita tentar formar Governo em Espanha - TVI

Rajoy aceita tentar formar Governo em Espanha

Líder do partido vencedor das eleições vai submeter-se ao debate da investidura, mesmo sem maioria absoluta, mas com a garantia da abstenção do PSOE, segundo partido mais votado e líder da oposição

O candidato do Partido Popular e presidente em funções em Espanha, Mariano Rajoy, aceitou o convite do rei Felipe VI de tentar formar governo.

O líder do partido vencedor das eleições de 26 de junho vai submeter-se ao debate da investidura, mesmo sem maioria absoluta, mas com a garantia da abstenção do PSOE, segundo partido mais votado e líder da oposição.

Rajoy necessitava de 176 deputados para conseguir uma maioria absoluta, mas tem apenas 170. Conta com o apoio do Ciudadanos, Coligação Canaria, Foro Asturias e o UPN. A abstenção dos socialistas do PSOE foi garantida após votação do Comité Federal deste partido, no domingo. 

Como escreve o El País, Rajoy disse estar consciente das dificuldades de governar em minoria, mas

Tenho consciência das dificuldades de governar em minoria. Gostava de dispôr de uma maioria parlamentar mais ampla, mas sei que isso não vai acontecer", afirmou.

O líder do PP garantiu que vai trabalhar para que o governo seja "estável" e para que a legislatura seja levada até ao fim.

É a segunda vez desde as últimas eleições (as segundas consecutivas) que Rajoy vai tentar a investidura, não tendo conseguido reunir o apoio necessário da primeira vez, em agosto. Na altura, o líder do PSOE era Pedro Sánchez, que recusou aceitar um novo mandato do PP.

Se conseguir, de facto, formar governo, chega ao fim um impasse que dura já desde dezembro de 2015, altura das primeiras eleições.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE