Jovem desaparecido nos Himalaias encontrado com vida ao fim de 47 dias - TVI

Jovem desaparecido nos Himalaias encontrado com vida ao fim de 47 dias

  • PP
  • 27 abr 2017, 10:53

Casal de namorados caiu durante uma caminhada e ficaram “presos” durante sete semanas

Liang Sheng-yueh, de 21 anos, nascido em Taiwan, esteve 47 dias desaparecido nos Himalaias. Foi encontrado com vida na passada quarta-feira, escreve a BBC. No passado dia 9 de março, o jovem e a namorada partiram numa caminhada pelas montanhas do Nepal. Caíram e, durante sete semanas, ficaram “presos”.

A namorada de Liang, Liu Chen Chun - de 19 anos, morreu três dias antes de serem encontrados, mas o rapaz conseguiu sobreviver, apesar de ter perdido 30 quilos. A equipa de resgate encontrou o casal a 2600 metros de altitude, num desfiladeiro perto da aldeia de Tipling, no distrito de Dhading.

Liang Sheng-yueh foi levado para o Hospital Grandee International, em Catmandu, Nepal, e não corre perigo de vida. 

“Ele consegue falar devagar. Contou-me que a namorada morreu três dias antes de serem encontrados. Não tem ferimentos traumáticos, mas tem o corpo coberto com feridas devido a mordidas de vermes”, contou à BBC Sanjaya Karki, o médico que está a acompanhar o montanhista.

Ainda segundo o clínico, o jovem terá sobrevivido devido à ingestão de água e sal.

O casal, alunos da Universidade de Dong Hwa, em Taiwan, chegaram ao Nepal em fevereiro, oriundos da Índia. Foram vistos pela última vez dia 9 de março.

A família estranhou que o casal não tivesse ligado dia 10 de março, tal como estava combinado e deram o alerta. Cinco dias depois começaram as buscas. As operações foram dificultadas pela queda de neve a avalanches frequentes na região. As autoridades recorreram a um helicóptero para ajudar nas buscas.

Um dos membros da equipa de resgate contou à BBC que os jovens, aparentemente, escorregaram num trilho, quando se dirigiam para a aldeia de Ghatlang. “Eles caíram e ficaram presos numa formação rochosa, tipo uma gruta e não conseguiam voltar a subir até ao trilho”.
 

Continue a ler esta notícia