Sebastião Bugalho substitui Ana Rita Bessa como deputado do CDS - TVI

Sebastião Bugalho substitui Ana Rita Bessa como deputado do CDS

12º aniversário TVI24

Anúncio foi feito pelo presidente do Grupo Parlamentar do CDS, Telmo Correia

Já há substituto para Ana Rita Bessa na bancada parlamentar do CDS. Depois de Galriça Neto rejeitar o regresso ao Parlamento, Sebastião Bugalho vai assumir o lugar como deputado, anunciou o presidente do Grupo Parlamentar do CDS, Telmo Correia.

A deputada Ana Rita Bessa será substituída por Sebastião Bugalho", lê-se numa nota enviada à comunicação social.

O ex-jornalista e comentador televisivo foi um dos oradores convidados nas últimas jornadas parlamentares do CDS-PP.

No comunicado, Telmo Correia agradece a Ana Rita Bessa "o extraordinário contributo que deu ao CDS, ao parlamento e ao país durante o período em que exerceu funções" e destaca que é "competente, empenhada e profissional" pelo que "foi um gosto ter trabalhado" com ela.

O seu trabalho em áreas como a educação, a cultura e também na saúde, em plena pandemia, muito contribuíram para o sucesso do grupo parlamentar, designadamente, para que fôssemos o grupo parlamentar com a melhor taxa de sucesso no que diz respeito a resoluções do parlamento", salienta.

O centrista considera que a "sua saída significa também que no grupo parlamentar do CDS estão pessoas com vida profissional e que não estão 'agarradas' ao lugar".

Embora o meu desejo fosse que continuasse, como de resto acontece em relação a qualquer dos outros deputados, respeito a sua decisão e desejo-lhe o maior sucesso", acrescenta o líder parlamentar.

A deputada Ana Rita Bessa, do CDS-PP, renunciou ao mandato e fará na quinta-feira a sua última intervenção no plenário da Assembleia da República.

Ana Rita Bessa foi eleita deputada na última legislatura e também na atual pelo círculo eleitoral de Lisboa.

O próximo nome na lista do CDS por Lisboa às eleições legislativas de 2019 era o de Isabel Galriça Neto, mas em declarações à rádio Observador, a médica e ex-deputada, que foi cabeça de lista para a Assembleia Municipal de Lisboa pela coligação Novos Tempos, que ganhou as eleições na capital, disse que não vai assumir o lugar no parlamento.

"Não vou por razões pessoais e por questões que se prendem com o facto de assumir agora o novo desafio na Câmara de Lisboa. Reitero que não vou assumir o lugar que a deputada Ana Rita Bessa tão bem assumiu nos últimos anos", afirmou.

A renúncia ao mandato de deputada de Ana Rita Bessa foi um dos temas levados à reunião de hoje da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, tendo o presidente indicado que tem efeitos a partir de 04 de outubro, segunda-feira.

Esta é a terceira saída na bancada democrata-cristã desde o início da legislatura, em 2019, depois de a antiga líder do CDS-PP, Assunção Cristas, ter sido substituída por João Gonçalves Pereira, que, por sua vez, quando saiu cedeu o lugar a Pedro Morais Soares.

 

Continue a ler esta notícia