Adjunto de Costa demitiu-se após polémica sobre licenciatura - TVI

Adjunto de Costa demitiu-se após polémica sobre licenciatura

Costa escolhe engenheiro com licenciatura incompleta

O primeiro-ministro já aceitou o pedido demissão. No despacho de nomeação como assessor para os Assuntos Regionais do gabinete do primeiro-ministro, surge como licenciado em engenharia eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, mas apenas terá completado quatro cadeiras desse curso

Rui Roque, o adjunto do primeiro-ministro para os Assuntos Regionais, demitiu-se esta terça-feira na sequência da polémica que envolveu a sua licenciatura.

O primeiro-ministro já aceitou o pedido demissão, segundo confirmou a Lusa junto de fonte oficial do gabinete de António Costa.

De acordo com a mesma fonte, Rui Pedro Lizardo Roque, de 38 anos, natural de Granja do Ulmeiro, concelho de Soure, apresentou por escrito, a meio da tarde de hoje, o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, o qual foi aceite por António Costa logo que regressou a São Bento ao início da noite.

O jornal Observador noticiou esta terça-feira que Rui Roque nunca concluíra a sua licenciatura, ao contrário do que consta no respetivo despacho de nomeação.

No despacho de nomeação como assessor para os Assuntos Regionais do gabinete do primeiro-ministro, surge como licenciado em engenharia eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, mas apenas terá completado quatro cadeiras desse curso.

No gabinete do primeiro-ministro, Rui Roque foi até agora responsável pela preparação das visitas de António Costa em território nacional, sobretudo as que se realizam fora de Lisboa.

Antigo militante da Juventude Socialista e dirigente associativo, Rui Roque esteve envolvido na organização das campanhas nacionais do PS para as eleições legislativas de 2011, na fase final da liderança de José Sócrates, e em 2015, nesta já com António Costa no cargo de secretário-geral dos socialistas.

Na Granja do Ulmeiro (no município de Soure, distrito de Coimbra), Rui Roque é membro da Assembleia de Freguesia, tendo sido eleito pelo PS as eleições autárquicas de 2013.

 

Continue a ler esta notícia