Montenegro: "Estou de consciência tranquila. A minha iniciativa acordou um gigante adormecido" - TVI

Montenegro: "Estou de consciência tranquila. A minha iniciativa acordou um gigante adormecido"

  • Sofia Santana
  • atualizada às 12:19
  • 18 jan 2019, 12:14

Luís Montegro reagiu, esta sexta-feira, à votação do Conselho Nacional do PSD, que na quinta-feira, aprovou uma moção de confiança à liderança de Rui Rio  

Luís Montenegro afirmou estar de "consciência tranquila" por se ter "disponibilizado para o país numa hora difícil". Foi desta forma que o antigo líder social-democrata reagiu, esta sexta-feira, à votação do Conselho Nacional do PSD, que na quinta-feira, aprovou uma moção de confiança à liderança de Rui Rio.  

"Estou de consciência tranquila. Disponibilizei-me para o país  e para o meu partido numa hora difícil", vincou.

O antigo líder parlamentar do PSD disse que, apesar de não ter sido convidado para o Conselho Nacional, sabe que foi "uma reunião viva, à PSD". Nesse sentido, Montenegro frisou que a sua iniciativa "acordou um gigante adormecido".

A minha iniciativa acordou um gigante adormecido."

Numa declaração aos jornalistas, esta sexta-feira, o social-democrata disse que "as suas divergências não desapareceram", mas que também não vai insistir em reafirma-las nas suas intervenções públicas.

"Estou de consciência tranquila, mas quero dizer que as minhas divergências estratégicas não desapareceram de um momento para o outro. Foram apresentadas com lealdade e responsabilidade com o intuito de serem um contributo. (...) Não vou insistir nas minhas intervenções públicas em afirmar essas divergências", acrescentou.

O Conselho Nacional do PSD aprovou uma moção de confiança à liderança de Rui Rio por cerca de 60% dos votos.

A moção de confiança foi apresentada pelo presidente do partido, depois de o antigo líder parlamentar Luís Montenegro ter desafiado Rui Rio a convocar diretas.

Rio rejeitou o repto de antecipar as eleições – completou no domingo metade do seu mandato, um ano –, mas pediu ao órgão máximo do partido entre Congressos que renovasse a confiança na sua Comissão Política Nacional.

Continue a ler esta notícia