Novo Banco: Governo reúne-se com partidos - TVI

Novo Banco: Governo reúne-se com partidos

  • (Atualizada às 17:20) ALM e GP
  • 28 mar 2017, 16:42

Iniciativa terá partido do próprio Executivo, numa altura em que é preciso tomar decisões sobre a venda da parte "boa" do ex-BES e sobre a eventualidade de o Estado ficar com 25% do Novo Banco

O Governo está a reunir-se hoje no Parlamento com todos os partidos com assento parlamentar a respeito do Novo Banco, segundo apurou a TVI. 

Segundo fontes dos grupos parlamentares a decisão partiu do próprio Governo, por isso remetem para o Governo qualquer informação que deseje comunicar publicamente.

À TVI fonte da direção do CDS-PP confirmou a participação numa reunião solicitada pelo Governo, sobre o Novo Banco "com carácter meramente informativo". "No mais, quanto ao tema concretamente tratado, o Governo dispõe de uma maioria parlamentar de apoio, da qual o CDS não faz parte", acrescenta fonte da direção do partido. 

Conversas que surgem numa altura em que se abre a possibilidade de o Estado ficar com 25% da parte "boa" do ex Banco Espírito Santo, no âmbito do processo de venda do Novo Banco. 

Os bancos já fizeram saber que estão contra esta possibilidade, para a qual Bruxelas também está a olhar, embora com a imposição de mais algumas condições.

Fonte bloquista reiterou à Lusa que a questão da venda do Novo Banco é “suficientemente importante” para ser debatida e votada no parlamento. Antes, Catarina Martins, disse que a solução é "o pior de dois mundos".  Já o CDS-PP, na voz de Assunção Cristas, referiu apenas querer saber “em detalhe, exatamente qual é o projeto", porque "até agora o que há é notícias, mas não há nenhuma comunicação por parte do próprio Governo”.

O primeiro-ministro, António Costa, já tinha dito hoje que o Governo tem a expectativa de concluir a venda do Novo Banco até ao final desta semana.

Os poderes do Parlamento

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou hoje que "o Parlamento tem poderes de escrutínio sobre todos os atos do Governo", quando questionado sobre o processo de venda do Novo Banco.

No final de uma audição parlamentar, questionado pelos jornalistas se a forma como vai ser feita a venda impede o escrutínio parlamentar, Augusto Santos Silva ressalvou, no entanto, que o executivo "tem uma competência própria, de natureza administrativa".

Questionado se o Governo está isolado, perante as críticas do PCP e BE que pretendem o banco nacionalizado, Santos Silva escusou-se a fazer mais comentários.

O processo de negociação da venda do Novo Banco está a decorrer, está nas suas fases finais, vamos esperar pela sua conclusão e depois o que houver de debate político far-se-á."

 

Continue a ler esta notícia