Covid-19: DGS confirma seis surtos em lares, que provocaram 54 casos - TVI

Covid-19: DGS confirma seis surtos em lares, que provocaram 54 casos

Um dos lares pertence a Mafra e tem 21 casos confirmados entre utentes e funcionários

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta terça-feira à TVI que existem, atualmente, seis surtos de covid-19 em lares no país, que resultaram em 54 casos positivos. Uma confirmação que surge depois da notícia da morte de duas idosas em lares, na última semana.

Em comunicado, a DGS esclarece que deste total de pessoas infetadas, uma parte já foram dadas como recuperadas. 

À data assinalam-se 6 surtos em ERPIS/IPSS. Na data mesma data de reporte existiam 54 casos de COVID-19 resultantes destes surtos, parte dos quais já estarão igualmente recuperados", lê-se na nota. 

A TVI sabe ainda que estes surtos foram registados nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (5) e no Algarve (1), onde se tem verificado um aumento da incidência. 

Lar em Mafra com 21 infetados

O lar Solar De S. Gião, em Milharado, Mafra, é dos que tem atualmente um surto ativo, que afeta utentes e funcionários. Num total de 13 trabalhadores, seis estão infetados e dos 21 utentes, 15 estão contaminados. 

Todos os idosos desta instituição já estão vacinados e apresentam sintomas ligeiros, ainda que três estejam internados no hospital. A TVI sabe que um dos utentes que esteve anteriormente internado, acabou por morrer.

Quanto aos funcionários, apenas quatro tinham a vacinação completa contra a covid-19, um tinha apenas uma dose e os restantes não estavam vacinados. 

Recorde-se que em fevereiro o país registou o maior número de sempre de surtos de covid-19 em lares: 405. Nesse sentido, a DGS alerta para a importância da vacinação "na proteção da população mais vulnerável".

A vacinação em lares foi das primeiras prioridades no Plano de Vacinação, tendo ficado concluída no início deste ano. 

Em Portugal, morreram 17.068 pessoas em 865.806 casos de infeção confirmados.

Continue a ler esta notícia