Aeroporto: argelinos expulsos de Portugal - TVI

Aeroporto: argelinos expulsos de Portugal

Seis homens foram presentes ao juiz esta segunda-feira. Estão detidos desde sábado, altura em que tentaram fugir de um avião da TAP

Os seis argelinos detidos no aeroporto de Lisboa, na tarde de sábado, quando tentavam fugir de um avião da TAP, vão ser expulsos de Portugal. 

Os homens foram esta segunda-feira ouvidos por um juiz no Campus da Justiça, em Lisboa, que decidiu pela sua expulsão. Até lá, estes seis africanos ficarão à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. 

Os factos ocorreram no sábado, no Aeroporto Humberto Delgado. O avião aterrou em Lisboa pelas 08:00 e, pelas 9:00, começaram a ocorrências.

Dois dos passageiros do mencionado voo tentaram transpor as baias limitadoras da zona internacional de trânsito de passageiros, tentativa frustrada pela pronta intervenção dos operacionais do SEF e da PSP. Posteriormente, verificou-se mais uma tentativa de outro passageiro, que mais uma vez foi evitada no âmbito do dispositivo de contenção montado", explicou a autoridade em comunicado. 

As autoridades asseguraram que todos os passageiros embarcassem na aeronave mas, já no seu interior, um grupo de seis passageiros, onde se incluíam os três indivíduos que anteriormente tentaram a fuga, tentaram abrir a saída de emergência do avião.

Ainda antes das tentativas de fuga, das perturbações no avião e das detenções, "tendo em conta a análise de risco efetuada pelo SEF relativamente aos passageiros do voo, atendendo aos antecedentes relacionados com tentativas de entrada irregular em território nacional, a PSP e o SEF executaram uma operação conjunta com vista ao controlo dos passageiros e na prevenção de fugas da área internacional de trânsito do aeroporto".

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE