Tumultos e detenções após manifestação dos moradores do Bairro da Jamaica - TVI

Tumultos e detenções após manifestação dos moradores do Bairro da Jamaica

  • Atualizada às 21:29
  • 21 jan 2019, 19:35

Manifestantes do Bairro da Jamaica protestavam contra intervenção policial, no domingo, no Seixal. Quatro pessoas foram detidas e vários carros ficaram danificados

Quatro pessoas foram detidas na sequência de confrontos entre a polícia e manifestantes oriundos do Bairro da Jamaica, que protestaram esta segunda-feira contra a intervenção policial ocorrida domingo naquele bairro do Seixal.

Segundo informações obtidas pela TVI24 junto de fonte da PSP, os confrontos ocorreram em plena avenida da Liberdade, após a concentração que cerca de uma centena de moradores do Bairro da Jamaica levou a cabo frente ao Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio.

Agentes da polícia que tentaram evitar a marcha dos manifestantes pelo centro da avenida da Liberdade terão sido apedrejados, segundo as informações obtidas pela TVI24.

O porta-voz da PSP revelou posteriormente que, em consequência dos incidentes, se registaram “polícias feridos, mas tudo ligeiros”, que não necessitaram de receber assistência hospitalar.

Em resposta aos manifestantes, o comissário Tiago Garcia confirmou que “foram feitos disparos com bagos de borracha para o ar, como forma de advertência”.

Diversas viaturas ficaram “danificadas, devido às pedras” e aos petardos, incluindo um veículo da PSP.

A mesma fonte policial, que falava aos jornalistas na zona do Rossio, assegurou que “os ânimos estão calmos” e que a polícia “continua no local para manter a ordem” e que “a cidade está segura”.

Sobe e desce a Avenida 

Segundo o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), os manifestantes, cerca das 17:00, subiram a Avenida da Liberdade, em direção ao Marquês de Pombal, onde ocuparam a praça central.

Pelas 18:30, começaram a descer a avenida, ocupando as faixas centrais e impedindo a circulação rodoviária, indicou a fonte, explicando que quando os elementos da PSP obrigaram os manifestantes a passar para o passeio, estes começaram a lançar pedras contra os agentes da autoridade e “pelo menos dois petardos”.

Devido aos apedrejamentos, "várias viaturas ficaram danificadas", segundo fonte policial contactada pela TVI24.

O corpo de intervenção da PSP interveio, usando "shotguns" e disparando balas de borracha contra os manifestantes que protestavam pelos acontecimentos no Bairro da Jamaica, no Seixal.

Do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, a TVI24 soube que "estão no local, estruturas de comando" e que será feito um comunicado dentro em breve.

Protestos do Jamaica

Os protestos levados a cabo esta segunda-feira em Lisboa devem-se ao facto de, na véspera, a polícia ter sido alertada para “uma desordem entre duas mulheres” no Bairro da Jamaica, tendo sido deslocada para o local uma equipa de intervenção rápida da PSP de Setúbal.

Segundo a PSP, um grupo de homens reagiu à intervenção dos agentes da polícia quando estes chegaram ao local, atirando pedras.

Nesse incidente ficaram feridos, sem gravidade, cinco civis e um agente da PSP que foram assistidos no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

 

Continue a ler esta notícia