Sabe quando deve montar a árvore de Natal? - TVI

Sabe quando deve montar a árvore de Natal?

Natal 2015 - Iluminação em Lisboa (Fonte: Lusa\A.Lopes)

As celebrações natalícias aproximam-se e há quem não saiba qual a melhor altura para preparar a árvore de Natal ou os significados dos seus enfeites

Muitas pessoas não sabem ao certo qual o momento mais apropriado para montar e desmontar a árvore ou quais os melhores elementos decorativos a escolher, segundo a tradição natalícia.

A árvore de Natal chegou até nós por ser o símbolo da vida. Entre tantas, o pinheiro revelou-se como a escolha ideal por ser aquela que se mantém verde até durante o frio do inverno.

Neste ano, o dia mais indicado para montar a árvore de Natal foi apontado para o passado domingo, dia 27 de Novembro.

A escolha da data justifica-se porque “a montagem está relacionada com o período de tempo que existe de preparação para o Natal, que são as quatro semanas anteriores ao dia 25 de dezembro, denominadas de advento”, segundo esclarece à TVI24 Paulo Rocha da Agência Ecclesia.

Caso não tenha ido a tempo de montar a sua árvore no início do advento, ainda vai a tempo de desmontá-la na altura devida.

O momento mais adequado para voltar a guardar a árvore terá lugar “no fim das festas de Natal, ou seja, no dia de Reis, que acaba por ser o timing ideal para o novo ciclo”.

A simbologia das decorações

As decorações de Natal não ficam de fora e, durante o advento, “há uma preparação que se faz a muitos níveis e que inclui também a preparação dos ornamentos”.

Paulo Rocha considera que todos os enfeites têm propósito e significado. Mas destaca um “conceito-chave” para melhor entender o seu uso. Tendo em conta que o que se celebra no dia 25 de Dezembro é o nascimento de Jesus, os cristãos estão a celebrar “a Luz do Mundo”.

A partir daí, muito se vai construindo para traduzir ou expressar esta Luz do Mundo. Nas luzes da rua, nos ornamentos, tudo tem esse objetivo.”

Paulo acredita que as iniciativas de particulares ou de instituições que vão ao encontro do espírito natalício, mesmo não tendo presente este conceito, partilham “cada sinal que vemos na rua como uma expressão dessa Luz”.

Portanto, a opção das luzinhas na árvore de Natal que tantos escolhem para a decoração parece ser bastante adequada.

Mas, além das famosas bolas de várias cores, entre tantos outros enfeites, a estrela colocada tipicamente no topo da árvore tem um lugar de destaque, já que simboliza a luz que guiou os Reis Magos até ao menino Jesus.

 

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE