Manif em Lisboa: confronto entre extrema-direita e imigrantes acaba em detenção - TVI

Manif em Lisboa: confronto entre extrema-direita e imigrantes acaba em detenção

Centenas de pessoas pedem alteração à lei da imigração para poderem regularizar a sua presença em Portugal. O Partido Nacional Renovador manifesta-se ao mesmo tempo em contra protesto

Centenas de imigrantes concentraram-se, este domingo, junto ao Centro Comercial da Mouraria, em Lisboa, para pedirem a legalização em Portugal, enquanto elementos do Partido Nacional Renovador (PNR) estavam na outra ponta da Praça do Martim Moniz. A manifestação não tinha começado há muito quando um elemento do PNR acabou detido pela polícia.

 A TVI captou em direto a detenção, por parte da PSP, de um dos elementos do Partido Nacional Renovador que tentou, por várias vezes, furar o cordão policial (ver vídeo, em cima).

Os imigrantes exigem uma alteração da Lei de Imigração para resolver o problema de cerca de 30 mil estrangeiros que vivem em Portugal, mas sem autorização de residência, apesar de trabalharem no país, fazerem descontos para a Segurança Social e pagarem impostos.

No seguimento da convocação desta manifestação, o PNR marcou para o mesmo local um protesto, que tem como lema contra a "invasão de imigrantes, por uma justiça social para os portugueses". 

Os ânimos exaltaram-se quando os manifestantes passaram, na Praça do Martim Moniz, pelos elementos do PNR.

Foram minutos de grande alteração e alguma violência, mas depois o protesto continuou depois em direção às Portas de Santo Antão.

A PSP cercou os elementos daquele partido de extrema-direita para que o desfile dos imigrantes continuasse a decorrer sem mais problemas.

Organizadores do protesto afirmaram, segundo a Lusa, que dois mil imigrantes estão presentes na manifestação, que conta também com a presença do deputado do BE José Manuel Pureza.

À TVI foi dado um balanço algo diferente, estimando-se cerca de 5.000 manifestantes.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE