Continente e ilhas em aviso amarelo e laranja - TVI

Continente e ilhas em aviso amarelo e laranja

Chuva

Mau tempo coloca o país em alerta. IPMA registou rajada de vento de 75 quilómetros por hora na ilha Graciosa, nos Açores, esta noite, mas não há registo de danos materiais ou pessoais

 Algumas ilhas dos Açores e zonas da Madeira estão sob aviso laranja durante o fim de semana, o segundo mais grave em quatro, e 15 distritos de Portugal sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, por causa da precipitação e da agitação marítima.

Segundo um aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e do grupo central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) vão estar sob aviso laranja durante este fim de semana, devido à precipitação e agitação marítima.

A meteorologista da delegação do IPMA nos Açores, Rita Mota, adiantou à agência Lusa que “até ao momento a rajada de vento mais forte foi registada esta madrugada na ilha Graciosa, tendo atingido 75 quilómetros por hora” e ao nível da ondulação marítima “ronda os cinco a cinco metros e meio na costa norte da Graciosa e da Terceira”.

De acordo com Rita Mota o estado do tempo no arquipélago deve agravar-se, estando previsto ocorrer o momento mais crítico no domingo.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores garantiu hoje à Lusa que durante a madrugada “não houve registo de nenhuma situação” devido ao mau tempo que assola várias ilhas.

A Autoridade Marítima recomendou na quinta-feira o reforço das amarrações e a vigilância das embarcações devido a um agravamento do tempo previsto para o fim de semana, com ondas que poderão atingir os nove metros.

Devido a este agravamento, que "se fará notar pela ocorrência de vento forte e ondulação do quadrante Norte que pode atingir os nove metros de altura", a Autoridade Marítima salienta que, "apesar de os meios de socorro marítimos estarem de prevenção, é fundamental da parte de todos uma atitude prudente, não incorrendo em situações de risco que podem vir a ter consequências graves".

A zona norte e a zona montanhosa da Madeira também estão sob aviso laranja, devido à agitação marítima.

15 distritos do continente em aviso amarelo

Já em Portugal Continental, 15 distritos estão sob aviso amarelo também por precipitação e em alguns casos no litoral também devido à agitação marítima.

São eles, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Na ilha da Madeira, a zona da costa sul está também sob aviso amarelo devido à agitação marítima.

O ‘Aviso Laranja' é o segundo mais grave de uma escala com quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o 'Aviso Amarelo' representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje períodos de chuva a partir do fim da tarde tornando-se gradualmente forte no litoral Norte e Centro e vento fraco a moderado (10 a 30 quilómetros por hora) do quadrante sul, tornando-se moderado a forte (30 a 45 quilómetros por hora) e com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas a partir do fim da tarde.

O céu deverá estar geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente a nebulosidade durante a tarde e poderão ocorrer aguaceiros, que podem ser por vezes fortes e acompanhado de trovoada até ao início da tarde.

Continue a ler esta notícia