Morreu o cineasta Alberto Seixas Santos - TVI

Morreu o cineasta Alberto Seixas Santos

Alberto Seixas Santos

Foi um dos fundadores do Centro Português de Cinema. Brandos Costumes, de 1975, foi a sua primeira longa metragem. Tinha 80 anos

Morreu, na madrugada deste sábado, o cineasta Alberto Seixas Santos. tinha 80 anos. Foi um dos fundadores do Centro Português de Cinema. Estava doente há cerca de um ano, segundo contou uma amiga do realizador ao jornal Público. 

Entretanto, à agência Lusa, a realizadora Margarida Gil disse que Alberto Seixas Santos morreu em casa.

Brandos Costumes, de 1975, foi a sua primeira longa metragem.

Outra obra conhecida foi Gestos e Fragmentos, de 1982. 

A súltima longa é datada de 1999. Mal foi apresentada no Festival de Veneza. 

Depois disso, em 2005, ainda realizou a curta-metragem A Rapariga da Mão Morta, que estreou no 13º Festival de Curtas-Metragens de Vila do Conde.

Presidente da República e Governo lamentam a morte

O Presidente da República lamentou já a perda do realizador, considerando-o "uma das figuras fundamentais do cinema português das últimas décadas".

Marcelo Rebelo de Sousa salienta o cineasta, cineclubista, crítico e professor que foi Alberto Seixas Santos que foi também bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Para o Presidente, "é impossível subestimar a influência e importância" de Alberto Seixas Santos, cineasta do Cinema Novo, que "alinhou o cinema português com a modernidade".

O chefe de Estado enviou condolências à família do realizador.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, também lamentou, considerando-o "uma personalidade que marcou o cinema e o audiovisual nos últimos 50 anos".

Foi um "grande dinamizador" do cineclubismo, lê-se ainda numa nota de pesar em que envia condolências à família.

O ministro lembra ainda o papel de professor e de divulgador que teve Alberto Seixas Santos.

Enquanto realizador do Novo Cinema, usou a imagem para questionar os poderes".

Alberto Jorge Seixas dos Santos nasceu a 20 de Março de 1936, em Lisboa. Frequentou o Curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A partir de 1958 trabalhou como crítico de cinema em diversas publicações. Em 1962 estudou em Paris, frequentando o Institut d'Hautes Études Cinématographiques e, no ano seguinte, a London Film School.

Velório no Teatro Thalia

O velório do realizador realiza-se no domingo a partir das 17:00, no Teatro Thalia, estrada das Laranjeiras, disse à Lusa a realizadora Margarida Gil.

A cineasta disse também que o corpo de Alberto Seixas Santos será cremado na segunda-feira às 16:00, no cemitério dos Olivais, Lisboa.

 

 

Continue a ler esta notícia