Gondomar: escola secundária evacuada devido a incêndio - TVI

Gondomar: escola secundária evacuada devido a incêndio

Proximidade das chamas levou à retirada de alunos por precaução

A escola secundária de São Pedro da Cova, em Gondomar, foi evacuada, na sequência da proximidade de um incêndio em mato, confirmou à TVI24 fonte do CDOS do Porto. Segundo a mesma fonte, uma mudança na direção do vento levou "muito fumo" e chamas para as imediações do estabelecimento de ensino. 

Por medida de precaução foi efetuada a evacuação da escola", disse. 

Cerca de 400 alunos foram retirados do estabelecimento de ensino e colocados num local seguro. Havia muito fumo nas imediações e muito vento, o que dificultou o trabalho dos bombeiros e terá sido um dos principais motivos para a evacuação da escola.

De acordo com uma responsável do estabelecimento de ensino, em declarações à TVI24, a escola necessita de limpeza e só deve reabrir na próxima terça-feira.

De acordo com o presidente da Câmara de Gondomar e responsável pela Proteção Civil municipal, Marco Martins, em direto na TVI24, o fogo deflagrou às 8:47. Cerca das 10:30, o responsável dava a situação como “controlada”, e, meia hora depois, o fogo foi dado como dominado, beneficiando de uma diminuição da intensidade do vendo. Às 11:00, restava apenas uma frente, na zona nascente da escola secundária, a causar alguma preocupação. 

As autoridades delimitaram a zona, para facilitar a circulação das viaturas de socorro e também para impedir a aproximação das pessoas, mas esse perímetro de segurança foi já levantado.

O fogo atingiu um anexo de uma habitação. A Proteção Civil conferiu, casa a casa, a existência de idosos acamados ou outras situações de risco. Foi preparado um plano de evacuação, de forma preventiva, para ser colocado em prática, em caso de necessidade.

O presidente da Câmara de Gondomar sublinha que há habitações ainda em risco, por causa dos vários focos de incêndio e também por causa do vento forte, mas a situação “tende a ficar controlada”.

Marco Martins adianta que poderá ter havido intervenção humana na origem do incêndio: “Desde ontem à tarde, já houve 14 ignições nesta área. Há aqui fortes indícios de que haverá mão humana.”

No local, a combater o fogo cerca das 10:30, estavam 50 operacionais de várias corporações de bombeiros do concelho de Gondomar e de concelhos vizinhos, GNR e Proteção Civil, apoiados por 20 viaturas. 

Continue a ler esta notícia