"Uma pessoa que está a fazer um levantamento, uma compra mnuma loja, num supermercado, numa gasolineira. Controlamos tudo aqui, em real-time, ao minuto"
A diretora de imagem e comunicação SIBS, Maria Antónia Saldanha, deixou ainda uma ressalva, para descansar os utilizadores, ao dizer que não existem câmaras no multibanco. "O que fazemos é ver as operações".
As cores ajudam a perceber se está tudo a funcionar corretamente. As bolas verdes indicam que sim, se forem amarelas é preciso corrigir alguma coisa e, caso sejam vermelhas, significa que algo falhou ( ver fotogaleria em baixo).
"Tudo o que acontece na rede, sabemos exatamente o momento em que esse incidente ou que essa avaria está a ocorrer", acrescentou o diretor de gestão de redes SIBS, João Costa.
A sala secreta consegue, ao mesmo tempo, perceber que clientes de Portugal andam em viagem lá por fora, acrescentou a diretora de imagem e comunicação.
"O [levantamento] not on us significa os portugueses que têm um cartão e que estão a fazer um levantamento no estrangeiro. Estamos a acompanhar que tudo está ok com os seus cartões mesmo quando estão no estrangeiro"
O centro de controlo operacional da rede multibanco tem 60 funcionários especializados para um serviço 24 horas.
Quem já perdeu ou viu o seu cartão multibanco roubado certamente já terá recorrido à linha cancelamento de cartões da SIBS (808 201 251), que funciona no mesmo edifício.
A primeira máquina multibanco em Portugal remonta a 2 de setembro de 1985, precisamente há 30 anos.
Na altura, foram instaladas na rua nove máquinas idênticas. Como aquele modelo só emitia escudos, foi descontinuado e retirado da rede perto de 2000, com a introdução do euro.
Hoje em dia, há cerca de 13.000 caixas multibanco. A máquina já permite não só levantar dinheiro, como fazer pagamentos, transferências, carregar o telemóvel ou comprar bilhetes de transportes. Há outras novidades na manga, como fazer pagamentos sem precisar de código PIN ou haver a hipótese de passar a poder levantar moedas e não apenas notas.