A ideia é sensibilizar os homens para o cancro dos testículos, que tal como o cancro da mama, pode, por vezes, ser detetado com um «exame de rotina» feito em casa. Basta sentir os testículos, em busca de algo fora do normal. Para entrar na «brincadeira» basta, apenas, publicar uma foto a «segurar» os testículos e publicar nas redes sociais com a a Hashtag #FeelingNuts (frase que em inglês assume o duplo sentido de «sentir-se louco» ou «sentir as nozes») e depois nomear outra pessoa.
A primeira celebridade a entrar na brincadeira foi o apresentador de TV, Rick Edwards, que publicou uma fotografia a «segurar» nos testículos e a desafiar o comediante Ricky Gervais. Desde então, outros têm-se juntado à campanha, como é o caso do ator australiano Hugh Jackman.
I challenge @professorgreen, @phlaimeaux, @alexa_chung and @rickygervais to top my lovely crotch grab #feelingnuts: pic.twitter.com/8CAQz1nrLs
— Rick Edwards (@rickedwards1) 28 agosto 2014
I accept #feelingnuts raising awareness for testicular cancer. I nominate @ActuallyNPH @michaelstrahan @rickygervais pic.twitter.com/zl1lce9Rfr
— Hugh Jackman (@RealHughJackman) 1 outubro 2014
Michael Jackson #feelingnuts since August 29, 1958 pic.twitter.com/AQjyFDO7Hm
— Michael (@mdvandyk) 1 outubro 2014
Ao contrário do #IceBucketChallenge esta nova «trend» não pressupõe uma doação, apenas sensibilizar os homens para fazerem o «exame» de vez em quando.