Peixe raro filmado no fundo do oceano - TVI

Peixe raro filmado no fundo do oceano

Tamboril filmado no fundo do oceano (MBARI)

Cientistas do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey captaram imagens do animal a alimentar-se e a nadar

Relacionados
Um misterioso peixe, da mesma família dos tamboris, os Lophiiformes, que até agora os cientistas praticamente só tinham estudado morto, foi filmado no seu ambiente natural, o fundo do oceano, onde aparece a alimentar-se e nadar.

As raras imagens do pequeno animal de apenas nove centímetros, foram captadas pelos cientistas do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey, nos Estados Unidos, que ofereceram uma nova visão sobre a vida destes peixes.
 


Bruce Robinson, cientista do instituto, acredita que a imagens são as primeira alguma vez captadas. O peixe foi filmado a 600 metros de profundidade.
 

«Eles são predadores de emboscada», afirmou fazendo referência aos seus dentes afiados, grande mandíbula e «lanterna» para atrair presas.

O tamboril, conhecido pela «lanterna» que as fêmeas carregam na cabeça, caracteriza-se pelas grandes dimensões da cabeça, boca semicircular e dentes pontiagudos. Quando atinge a idade adulta pode chegar a medir 170 centímetros de comprimento.

Grande parte dos animais desta espécie estudados foram retirados do oceano, de modo aos cientistas estudarem a sua biologia e necessidades, para poderem contribuir para a sua conservação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados