RUA! Segunda volta arranca com jornada mais avermelhada da Liga - TVI

RUA! Segunda volta arranca com jornada mais avermelhada da Liga

Rui Patrício

A 18ª jornada superou o registo de mais cartões vermelhos na presente edição da Liga e trouxe um líder isolado no capítulo disciplinar. Ao todo foram nove os vermelhos exibidos, diretos ou por acumulação de amarelos.

Relacionados
Este artigo começa com uma das notícias do dia, a demissão de Ivo Vieira do comando técnico do Marítimo. Não, não é um rasgo de loucura, mas sim um dado relevante para o que se segue.

O treinador deixou os insulares depois de perder em casa o dérbi da Madeira, frente ao União, num jogo onde o Marítimo terminou com apenas oito jogadores. Três expulsões num só jogo que reforçaram o estatuto dos «verde-rubro» como a equipa mais avermelhada do campeonato.

Ivo Vieira foi embora e, com 18 jornadas volvidas, os insulares acumulam já 15 cartões vermelhos (9 deles por acumulação de amarelos), o que os deixa isolados no top dos mais indisciplinados. Nos Barreiros moram também os dois jogadores que mais ordem de expulsão receberam na Liga, Raúl Silva e Rúben Ferreira, ambos com 3 vermelhos.

No campeonato dos cartões surgem em seguida os Vitórias, de Guimarães e Setúbal, ambos com 5, embora tenham mantido a folha limpa nesta jornada.

Quem não manteve e também figura nos registos é o Sporting. Rui Patrício foi o último dos leões a receber ordem de expulsão, também nesta jornada, frente ao Tondela.

O guarda-redes foi o terceiro jogador a ser expulso no Sporting, juntando-se aos defesas João Pereira e Naldo. Pormenor importante, os leões são a equipa da Liga com mais expulsões por vermelho direto. Segundos amarelos «bola», zero.

Está a ver como nada é por acaso? Agora sim, vamos aos números totais.
 
Um vermelho por jogo e mais de metade veio da Madeira         

A jornada 18 que encerrou há instantes foi a mais avermelhada desta edição da Liga, até à data. O arranque da segunda volta terminou com um saldo de 9 cartões vermelhos registados no mesmo número de jogos disputados. A média é simples de fazer, um cartão por jogo.

Apenas três dos nove jogos terminaram sem qualquer vermelho exibido, neste caso o Estoril-Benfica, o Rio Ave-Belenenses e o Boavista-Vitória de Setúbal.

Mais de metade dos cartões vieram da Ilha da Madeira. Como já foi referido anteriormente, o dérbi madeirense entre Marítimo e União foi o encontro que registou mais vermelhos, três, e todos para os da casa. O outro encontro disputado na Choupana, entre Nacional e Sporting de Braga, terminou com dois, um para cada lado.

Sporting, FC Porto, Arouca e Paços de Ferreira foram as outras equipas que terminaram os encontros com jogadores expulsos. Ainda assim, é importante referir que, dos 9 vermelhos exibidos, apenas 3 foram diretos.

O pior registo de vermelhos da Liga até à data era relativo à 8ª jornada, ronda de dérbi em Lisboa entre Benfica e Sporting e um duelo mais a norte entre FC Porto e Sporting de Braga. Curiosamente ambas as partidas terminaram sem qualquer expulsão.

Contudo, os restantes embates resultaram em 8 cartões vermelhos. A completar o pódio está a jornada 13, onde se totalizaram 6 vermelhos.

A segunda volta arrancou então na «redline» no capítulo disciplinar e isso acabou por fazer moça nas equipas visadas. Basta ver que, das sete equipas admoestadas com expulsões, apenas a do Sporting de Braga conseguiu sair vencedora do encontro (ainda que o Nacional também tenha ficado reduzido a dez).

Um início conturbado para jogadores e árbitros, neste que foi o primeiro pontapé de uma segunda volta que promete.
DADOS LIGA PORTUGAL
Jornada Amarelos Vermelhos
45 3
48 5
50 2
41 4
50 5
35 2
54 3
43 8
44 4
10ª 41 3
11ª 44 3
12ª 42 0
13ª 57 6
14ª 43 1
15ª 60 4
16ª 26 2
17ª 46 1
18ª 60 9
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE