Principais bancos europeus duplicam lucros no primeiro trimestre - TVI

Principais bancos europeus duplicam lucros no primeiro trimestre

Euro

Os principais bancos europeus conseguiram duplicar os seus lucros no primeiro trimestre, sendo que as 13 primeiras entidades europeias alcançaram os 11.500 milhões de euros.

As principais entidades começaram o exercício fiscal com valores de lucros que apontavam para a recuperação dos finais de 2003.

Os grandes bancos europeus, excluindo os britânicos que não apresentam resultados trimestrais, conseguiram dobrar os seus benefícios até Março de forma global. Os principais bancos conseguiram superar os 11.500 milhões de euros face aos 6.000 milhões obtidos no período homólogo.

A recuperação dos mercados e o crescimento do negócio puramente bancário e de banca de investimento conseguiram unir-se à eficácia dos programas de redução de custos e das menores provisões para consolidar a melhoria dos seus valores.

Num retorno pressionado pelas baixas taxas de juro, o resultado superou, inclusivamente, as previsões dos analistas e das próprias entidades, encerrando o primeiro trimestre em muitos casos, como o melhor desde 2000.

Além disso, os três primeiros meses do ano desenrolaram-se entre a reactivação de rumores de fusões entre as entidades europeias, alentados inclusivamente pelo presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet.

Na liderança da tabela encontra-se o banco suíço UBS, que duplicou os valores de 2003 graças às operações de acções e de bolsa, assim como das comissões provenientes de grandes patrimónios.

As principais entidades obtiveram incrementos superiores a 20% e em casos como o Credit Suisse, o ING e o Deutsche Bank, o primeiro trimestre concluiu com valores que se multiplicavam quase por seis relativamente ao ano anterior.

Dos principias bancos espanhóis, SCH e BBVA, sétimo e décimo do ranking respectivamente por lucros no primeiro trimestre, já começaram também a recuperar terreno em Espanha ao melhorar o seu negócio.
Continue a ler esta notícia