Vendas de carros afundam há sete meses consecutivos (fotos) - TVI

Vendas de carros afundam há sete meses consecutivos (fotos)

Renault Mégane Sport Tourer

Renault lidera com uma quota de mercado de 13,53%

Relacionados
O mercado de ligeiros de passageiros manteve, em Julho, a tendência de descida iniciada há sete meses atrás, tendo-se verificado uma quebra de 20,5% face ao mesmo mês do ano passado, correspondendo a 17.160 unidades comercializadas.

A contribuir para esta queda está «a precipitada entrada em vigor da nova legislação do crédito ao consumo», avança a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Recorde-se que a Comissão Europeia recomendou, aos Estados-Membros, que o prazo entre a publicação da legislação do crédito ao consumo e a sua entrada em vigor fosse de um ano. Mas, em Portugal, este prazo foi inferior a um mês.

No que diz respeito às marcas, a Renault comanda com uma quota de mercado de 13,53% (12,33% no mesmo período do ano passado), mas obteve uma queda de 15,5% de 3.250 para 2.745 automóveis em Julho deste ano.

Toyota aumentou as vendas em 9%

Também a Ford aparece na segunda posição, com uma quota de mercado de 7,21%. A fabricante sofreu uma quebra de 17,4% nas suas vendas.

Ainda assim as mais penalizadas foram a Seat (menos 39,2%), a Opel (menos 44,3%) e a Nissan (menos 58,9%). Do lado oposto, a Toyota aumentou as suas vendas em 9%.

No segmento dos carros de luxo, destaque para a Porsche, que vendeu mais quatro carros este ano.

A ACAP destaca ainda que em termos acumulados, no período de Janeiro a Julho, foram vendidos em Portugal 90.261 automóveis ligeiros de passageiros, o que corresponde a uma descida de 33,6%, face ao mesmo período do ano passado.

Já no que diz respeito ao mercado de veículos comerciais ligeiros, registou-se, em Julho de 2009, um decréscimo de 34,6% em relação ao mês homólogo de 2008, tendo sido vendidos 3.124 veículos.

Em termos acumulados, no período de Janeiro a Julho, o mercado caiu 37,9% em relação a igual período do ano anterior, o que corresponde a um total de 20.722 unidades comercializadas.

A tendência negativa estendeu-se, igualmente, ao mercado de veículos pesados, o qual resumiu-se, em Julho de 2009, a apenas 402 unidades comercializadas, o que corresponde a um decréscimo de 28% face ao mês homólogo do ano anterior.

Em termos acumulados, no período de Janeiro a Julho, as vendas situaram-se em 2.436 unidades, o que representa uma diminuição de 40,8% relativamente ao período homólogo do ano anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados