Carros: atraso nos incentivos contribui para queda das vendas - TVI

Carros: atraso nos incentivos contribui para queda das vendas

Carros [Arquivo]

ACAP defende sistema de incentivos ao abate

Relacionados
A quebra nas vendas de viaturas novas em Portugal foi superior ao dobro da queda europeia, muito devido ao atraso no alargamento dos incentivos à compra de carros novos, considerou esta sexta-feira a associação de comerciantes do sector.

O secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro, afirmou que o sector ainda aguarda a concretização do alargamento do sistema de incentivos à compra de carros novos, incentivando o abate dos automóveis antigos, mais poluidores, uma medida que se integra no plano de apoio ao sector automóvel, escreve a Lusa.

«O programa aprovado em Dezembro prevê o alargamento do sistema de incentivos ao abate, mas ainda estamos a aguardar. Estamos em diálogo com o Governo, mas sem indicação de quando entra em prática a medida», referiu.

A Associação dos Construtores de Automóveis Europeus divulgou hoje que, em Portugal, o número de novas matrículas baixou 42,6% (9.954 unidades vendidas), quando em Janeiro tinha descido 43,1% (9.021 unidades vendidas).

O secretário-geral da ACAP considerou que a descida nas vendas de automóveis «era previsível» devido à crise que o sector enfrenta.

Em Portugal, «a queda ficou muito acima [da europeia] para o que contribuiu o comportamento do mercado alemão, que cresceu, e o do mercado francês, devido aos incentivos à compra» já em vigor, defendeu Hélder Pedro.

A ACAP defende o alargamento do sistema já existente de incentivos à compra de viaturas novas com abate de antigas em Portugal.

Actualmente, só os automóveis com mais de 10 anos são abrangidos e a ACAP pretende que o incentivo passe a ser dado ao abate de carros com mais de oito anos, como recordou Hélder Pedro. A associação defende também que o incentivo de mil euros suba para 1.250 euros e o de 1.250 euros passe para 1.500 euros.

Outra alteração proposta pela ACAP é a possibilidade de atribuir incentivos não só à aquisição de viaturas novas mas igualmente a carros com idade até dois anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE