Europa regressa às quedas com Cisco a assustar mercados - TVI

Europa regressa às quedas com Cisco a assustar mercados

Bolsa de Valores em queda

A gigante tecnológica Cisco engoliu os ganhos da abertura nos mercados accionistas europeus, conduzindo os principais índices do Velho Continente para terreno negativo.

A Euronext Lisboa acompanha este sentimento negativo, com o índice PSI20 a perder 0,48% para os 7.021,59 pontos.

Os pesos pesados estão a pressionar o principal índice nacional. A Electricidade de Portugal (EDP) recua 0,87% para os 2,27 euros, ainda que a eléctrica possa encaixar pelo menos 125 milhões de euros com a venda do negócio das telecomunicações na espanhola Cantábrico.

No sentido descendente segue igualmente o Banco Comercial Português (BCP), com uma queda de 0,57% para os 1,74 euros. A Portugal Telecom (PT) perde 0,96% para os 8,28 euros, a acompanhar o sector lá fora. Em sentido oposto à operadora segue a PT Multimédia, a corrigir das perdas das últimas sessões, com ganhos de 0,91% para os 16,65 euros. A corretora Bigonline aconselha a compra das acções da empresa, dada a desvalorização de 7% sofrida desde o início de Agosto.

O Grupo Sonae segue caminhos diversos. A Sonae SGPS segue inalterada nos 84 cêntimos, indiferente ao facto dos brasileiros Condor estarem interessados na aquisição dos activos da Sonae Distribuição no Brasil. Já a Sonaecom perde 0,32% para os 3,10 euros.

A contrariar a tendência negativa da sessão de hoje estão títulos como o Banco BPI, que corrige das perdas das últimas semanas, ao somar 0,36% para os 2,77 euros, acompanhado pelo Banco Espírito Santo (BES), que soma ligeiros 0,08% para os 13,26 euros.

A Corticeira Amorim é um dos títulos com maiores ganhos nesta manhã ao valorizar 0,88% para os 1,14 euros.

O aviso da gigante tecnológica norte-americana Cisco sobre o aumento dos seus stocks e alguns comentários sobre alguns clientes cautelosos pesou nas bolsas europeias, que começam a temer um crescimento inferior ao esperado na maior economia do Mundo. De resto, economia essa que começa a apresentar alguns sinais de enfraquecimento, mas que ainda assim a Reserva Federal considera ser suficiente para subir as taxas de juro para os 1,5%.

A Cisco atingiu o sector tecnológico na Europa. Assim, o índice germânico DAX cai 1,23%, o índice de Paris CAC desce 0,65%, o índice britânico FTSE recua 0,63% e o índice madrileno IBEX desvaloriza 0,24%.

Por outro lado, a forte alta do preço do petróleo continua a contribuir na pressão às bolsas. O preço do crude continua nos 44 dólares nos Estados e nos 41 dólares em Londres, mercado de referência para a Europa.
Continue a ler esta notícia