Montanha russa nos mercados accionistas com máximos no crude - TVI

Montanha russa nos mercados accionistas com máximos no crude

bolsa de valores

Os mercados accionistas andam ao sabor da maré dos preços do petróleo. As bolsas europeias escaparam ontem aos efeitos de um novo máximo no crude, fixado após o fecho na Europa, mas hoje o pessimismo atingiu os mercados accionistas logo desde a abertura.

A Euronext Lisboa, já marcada pela fraca liquidez devido à época de férias, acompanha o sentimento geral. O índice PSI20 recua 0,41% para os 7.057,30 pontos, com apenas dois títulos positivos.

A Portugal Telecom (PT) impede uma recuperação no principal índice nacional, ao descer 0,71% para os 8,40 euros. O Commerzbank considera que a operadora tem um upside menor que os seus pares e aconselha uma transferência para a Telecom Itália. A PT Multimédia desce 1,14% para os 17,30 euros.

Já o Banco Comercial Português (BCP) segue estável nos 1,73 euros, assim como a Electricidade de Portugal (EDP) nos 2,25 euros. A eléctrica nacional, que foi penalizada pelo mercado com o anúncio do aumento de capital, afirma que este apenas se destina para o reforço da posição na Cantábrico.

Em terreno negativo segue o Grupo Sonae, com a Sonaecom a recuar 0,63% e a SGPS a perder 1,16% para os 85 cêntimos.

Os media registam um comportamento misto. A Media Capital perde 1,50% para os 3,95 euros, enquanto que a Impresa diminui 1,20% para os 4,10 euros. Já a Cofina segue inalterada nos 3,03 euros.

Nota positiva apenas para dois títulos. A Jerónimo Martins soma 0,12% para os 8,65 euros e a Corticeira Amorim ganha 0,88% para os 1,15 euros.

Os investidores europeus voltam a fazer contas ao aumento dos custos das empresas com o aumento dos preços dos combustíveis devido à alta do petróleo. Os objectivos para o exercício de 2004 podem estar comprometidos. Entretanto, a aliviar os receios estão os resultados da seguradora AXA, que superou os mil milhões de euros no primeiro semestre.

O índice francês CAC desce 0,92%, o índice alemão DAX perde 1,32%, o índice espanhol IBEX recua 0,71% e o índice londrino FTSE diminui 0,46%.
Continue a ler esta notícia