PT e BCP não resistem ao pessimismo nos mercados - TVI

PT e BCP não resistem ao pessimismo nos mercados

Portugal Telecom 2

Novos máximos nos preços do petróleo pelo quinto dia consecutivo voltam a atingir os mercados accionistas. A Euronext Lisboa acompanha o movimento externo, com o PSI20 a perder 0,53% para os 7.047,38 pontos, com apenas três títulos positivos.

Após dois dias de recuperação, o Banco Comercial Português (BCP) regressa às quedas. O título do maior banco privado português recua 0,58% par aos 1,72 euros.

A Portugal Telecom (PT) desce 1,06% par aos 8,37 euros, com o Commerzbank a considerar que a operadora tem um upside menor que os seus pares e aconselha uma transferência para a Telecom Itália. A subsidiária PT Multimédia acompanha o sentimento negativo na casa-mãe, com uma queda de 0,57% par aos 17,40 euros.

Entretanto a Electricidade de Portugal (EDP) segue estável nos 2,25 euros.

Em terreno negativo seguem ainda a Sonaecom, com menos 0,63% para os3,15 euros, e o Banco BPI, que recua 1,05% para os 2,83 euros.

No sentido oposto situam-se a Jerónimo Martins, com ganhos de 0,81% para os 8,71 euros, a Corticeira Amorim, ao somar 0,88% para os 1,15 euros, e a Portucel, com mais 0,65% para os 1,55 euros.

Os mercados accionistas europeus contam já com uma quebra superior a 1%. Os investidores voltam a olhar com apreensão para a continuada subida do preço do petróleo. O barril de crude aproxima-se dos 45 dólares, enquanto que em Londres supera os 41 dólares por barril.

Por outro lado, o sector segurador será alvo dos olhares dos agentes dos mercados com a divulgação dos resultados da Munich Re e da AXA.

O índice da bolsa de Paris, o CAC, cai 1,12%, o índice alemão DAX desce 1,32%, o índice espanhol IBEX recua 0,87%. Em contra ciclo segue o índice britânico FTSE, ao somar 0,12%.

A Ásia terminou a última sessão da semana em terreno negativo. O índice Nikkei do Japão fechou a perder 0,8%. Os exportadores, tais como a Toyota, lideraram as perdas depois do preço do petróleo fixar novo máximo. O índice de Hong Kong, o Hang Seng, recuou 0,19%.

Nos Estados Unidos, o sentimento ontem foi atingido pelos máximos do petróleo e nem dados económicos positivos conseguiram animar os investidores, que olham com pessimismo para o acréscimo dos custos das empresas com o aumento dos preços dos combustíveis. O índice Dow Jones fechou a perder 1,61% e o índice Nasdaq a recuar 1,87%.
Continue a ler esta notícia