No dia 1 de abril, além das pequenas partidas entre amigos, há várias empresas que decidem "pregar partidas" aos clientes. A Google, a Apple ou a McDonald's já enganaram os consumidores, mas há partidas que ficam para a história.

10 - Não beba se vai usar a Internet

Em 1994, a PC Magazine garantia que o Congresso ia aprovar um projeto de lei que proibia a navegação na Internet caso estivesse bêbedo. Apesar de o nome da autora ser Lirpa Sloof (que lendo da direita para a esquerda, em inglês, significa partida de abril), muitos dos leitores acreditaram na notícia. 

9 - Google Gole

A Google anunciou, em 2005, a produção de uma nova bebida, o Google Gole, que ia revolucionar a mente humana. A bebida era, claramente, uma partida, apesar de ter despertado o interesse dos mais curiosos. Este ano a empresa norte-americana decidiu tornar o Google Maps no Snake, um dos jogos mais populares do mundo nos últimos anos. 

8 - A queda do Space Needle

Um programa de comédia de uma televisão de Seatle decidiu avançar com a notícia da queda do Space Needle, a torre icónica desta cidade. Apesar de se tratar de uma piada, milhares de pessoas ligaram para as autoridades locais para confirmar a queda da torre. 

7 - Televisão a cores? Use nylon 

Uma televisão sueca apresentou, em 1962, um especialista que assegurava que a televisão podia ser vista a cores caso coloca-se meias de nylon na frente do televisor. Vários suecos caíram na partida, que anos mais tarde se tornou parcialmente verdade com a chegada das primeiras televisões a cores. 

6 - Big Ben passa a relógio digital

Em 1980, a BBC avançou que o Big Ben seria atualizado e passaria a ser um relógio digital. A partida não correu bem e a estação teve que pedir desculpas.

5 - Taco Liberty Bell

A cadeia de fast food Taco Bell anunciou, em 1996, que tinha comprado o Liberty Bell (sino da liberdade, peça histórica da independência norte-americana). A empresa pagou pela publicidade em vários jornais, justificando a compra como uma ajuda para "pagar a dívida pública norte-americana"

4 - Papel higiénico para canhotos

A Cottonelle partilhou um tweet, em 2015, a revelar que estava a produzir o primeiro papel higiénico para canhotos. Sob o lema "porque devem estar os destros mais perto da limpeza?", partilhou declarações de supostos grupos de canhotos que aplaudiam a ideia. 

3 - Um Pi mais curto

Matemáticos do Alabama anunciaram, nos anos 80, que queriam reduzir o Pi para 3, em vez de 3.14159(...). Em 1997, o estado o Indiana tentou passar uma lei em que passava o número para 3,2. 

2 - O melhor lançador de basebol de todos os tempos

George Plimpton escreveu na Sports Illustrated, em 1985, que  Siddhartha "Sidd" Finch tinha conseguido lançar uma bola a 168 quilómetros por hora. Esta falsa proeza apanhou os leitores da revista, tendo Plimpton lançado um romance à volta desta história. 

1 - Na Suíça a massa cresce das árvores

A BBC, que parece especialista em matéria de "dia das mentiras", noticiou, em 1957, no reconhecido programa Panorama, que havia árvores que "davam esparguete". Esta foi considerada a melhor partida de sempre pelo Museum of Hoaxes, um site especializado em desmistificar fake news e outros enganos do dia a dia.