“Zonkey”, a cria rara que nasceu do cruzamento de uma zebra com um burro - TVI

“Zonkey”, a cria rara que nasceu do cruzamento de uma zebra com um burro

  • Márcia Sobral
  • 22 abr 2020, 15:39
Zonkey

É uma zebra sem riscas no corpo e um burro com riscas nas pernas. Este “zonkey” nasceu de uma progenitora rebelde que fugiu do Parque Nacional Tsavo East, no Quénia, e acabou por acasalar

Uma zebra do Parque Nacional Chyulu Hills, no Quénia, foi encontrada nos últimos dias com uma cria, no mínimo, peculiar. Os tratadores do Sheldrick Wildlife Trust, uma organização de resgate animal, examinaram o recém-nascido e descobriram que se tratava de um animal híbrido. Os tratadores apelidaram-no de “zonkey” por ser descendente do cruzamento de uma zebra com um burro.

“Quando trabalhamos com animais selvagens aprendemos a esperar o inesperado”, afirmou o grupo de resgate num comunicado de imprensa.

Mas a história deste animal raro começou cerca de um ano antes. No início de 2019, a Unidade Veterinária local recebeu uma chamada por causa de uma zebra que tinha fugido do Parque Nacional Tsavo East. Esta tinha-se juntado a uma comunidade de gado na região mas, como foi rapidamente acolhida pelos restantes animais, acabou por ficar durante semanas.

Cerca de um mês depois, a organização de resgate animal transferiu a zebra para o Parque Nacional Chyulu, que acabou por dar à luz 12 meses depois. 

“A nossa zebra rebelde deu à luz um zonkey! O zonkey é um animal híbrido, extremamente raro, entre uma zebra e um burro”, afirmam os criadores do parque.

A cria acabou por surpreender e apaixonar todos. Normalmente, as zebras quando nascem têm riscas brancas e castanhas que vão escurecendo com a idade, mas não era o caso deste animal.

Tanto a mãe zebra como o pequeno “zonkey” vão continuar em segurança no parque até que encontrem um grupo da sua espécie e que retomem a vida selvagem.

“Apesar de ele poder ter uma vida normal este burro-zebra é como uma mula, o que significa que não conseguirá reproduzir quando atingir a maturidade” ,explicam os veterinários.

Continue a ler esta notícia