Correios entregam carta 50 anos depois com pedido de desculpas - TVI

Correios entregam carta 50 anos depois com pedido de desculpas

Cartas

Aconteceu na Autralia e foi notícia por ser uma situação caricata. Já diz o ditado que mais vale tarde do que nunca

Enviar uma carta pode ser, para muitos, coisa de outros tempos. Receber uma carta de outros tempos mais ainda. Mas foi o que aconteceu em Adelaide, na Austrália: um casal recebeu um postal 50 anos depois de ela ter sido enviado. E não chegou sozinho: veio acompanhado de um pedido de desculpas por parte dos Correios da Austrália. 

O cartão postal tinha sido enviado a partir de Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa, há meio século atrás. Nunca chegou ao destino. Até agora.

Chris queria enviá-la para Robert Giorgio, mas não foi este que a recebeu. Os sortudos fora de tempo foram Tim Duffy e a sua mulher Claire que, ao irem à caixa de correio buscar a conta da água, depararam-se com aquela relíquia.

O carimbo dos Correios é de 1966 e custou 13 francos da altura. Duffy acredita que Giorgio pode ter sido o proprietário original da casa onde vive agora com a sua esposa. Acabaram por ser também ambos protagonistas desta história alheia, que tem cativado a imprensa do país.

O que dizia, então, este cartão postal que já ninguém esperava? Primeiro que tudo, apresentava uma imagem um pouco desbotada, segundo o Adelaide Advertiser, e tinha uma imagem do cais de Papeete, onde se avistava o edifício Bloc Donald, um dos ícones dos postais da década de 60. A mensagem escrita era de felicidade: Chris dizia estar "a divertir-se muito", apesar do clima "muito húmido".

Ao Guardian Austrália, um porta-voz dos Correios constatou o óbvio: "É claro que aconteceu algo de errado há 50 anos, depois de o cartão postal ter sido enviado a partir da Polinésia Francesa. Pedimos desculpas pelo inconveniente". Mais vale tarde do que nunca: chegou ao destino, mas não chegou ao destinatário. Pelo menos ainda.

Continue a ler esta notícia