Freira de 83 anos invade central nuclear nos EUA - TVI

Freira de 83 anos invade central nuclear nos EUA

Freira de 83 anos invade central nuclear nos EUA

Megan Rice e dois ativistas podem ser condenados até 20 anos de prisão

Relacionados
Uma freira católica de 83 anos e dois ativistas invadiram um central nuclear norte-americana, em Oak Ridge, Tennessee, que armazena urânio enriquecido, utilizado no fabrico de bombas nucleares.

Megan Rice admitiu ter cortado a vedação e entrado nas instalações da Y-12, em julho de 2012, tal como Michael Walli, de 64 anos, e Greg Boertje-Obed, de 56. Lá dentro, contaram em tribunal, nas duas horas que passaram incógnitos no complexo, grafitaram palavras de ordem e destruíram uma parede com um martelo.

O trio foi já acusado e condenado pela justiça norte-americana, mas a sentença, que pode ir até aos 20 anos de prisão, ainda não foi definida.

A defesa dos arguidos alega que tudo não passou de um protesto simbólico e que o funcionamento da central não foi colocado em causa.

Na audiência de quarta-feira, a freira sorriu quando o juiz disse que era considerada culpada, mas aos jornalistas que a aguardavam foi um pouco mais longe na manifestação do que sentia.

«O meu único arrependimento foi ter esperado 70 anos para fazê-lo. Esta central apenas causa morte», afirmou, citada pela imprensa local

Continue a ler esta notícia

Relacionados