Recebe 72 mil euros para fazer duas obras de arte e entrega telas em branco - TVI

Recebe 72 mil euros para fazer duas obras de arte e entrega telas em branco

  • João Guerreiro Rodrigues
  • 29 set 2021, 12:48

“Pega no Dinheiro e Foge”, é o nome da coleção entregue ao museu Kunsten de Arte Moderna, na Dinamarca

Um artista dinamarquês recebeu um empréstimo de 72 mil euros de um museu para publicar recreações de dois dos seus trabalhos, mas o artista surpreendeu toda a gente ao entregar duas telas em branco, batizando a obra de “Pega no Dinheiro e Foge”. 

Jens Haaning, autor da obra, afirma que as duas peças são um protesto contra as “condições de trabalho miseráveis" e os baixos salários, uma vez que o acordo inicial faria com que o artista tivesse de pagar 3.300 euros do seu próprio bolso para poder recriar as obras, sendo que o restante montante deveria ser entregue ao museu no dia da estreia da exposição 

A obra de arte é eu ter-lhes tirado o dinheiro”, afirmou.

Apesar do choque inicial, o museu Kunsten de Arte Moderna considera que as obras de arte representam um trabalho conceptual interessante. Ainda assim, acreditam que o artista lhes deve o dinheiro, uma vez que o acordo inicial determinava que o montante teria de ser devolvido em 16 de janeiro de 2022.

O curador recebeu um e-mail no qual Jens Haaning escreveu que transformou a obra e lhe deu o título de ‘Pega o dinheiro e Foge’. Posteriormente, pudemos verificar que o dinheiro não foi investido na obra", disse um porta-voz do museu.

Ainda assim, Haaning defende-se ao dizer que o que está em causa “não é roubo”, mas sim “uma quebra de contrato”.

Encorajo outras pessoas que tenham condições de trabalho tão miseráveis como as minhas a fazer o mesmo. Se tiverem um trabalho de m**** como meu e não vos pagarem, e na verdade estiverem a pedir-vos para pagar para trabalhar, então agarrem no que puderem e saltem fora”, frisou o artista.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE