Um grupo de cientistas australianos descobriu uma nova espécie de anfíbio, nas florestas tropicais da Nova Guiné, que decidiram batizar como "sapo de chocolate".

As Tree Frogs, também conhecidas como peperecas, vivem geralmente em árvores junto à água e apresentam um tom esverdeado. No entanto, esta nova espécie tem uma tonalidade mais acastanhada e brilhante, daí o nome peculiar.

A espécie mais próxima da Litoria Mira é a australiana pepereca verde (Litoria caerulea). As duas espécies são muito semelhantes, a única diferença é que uma geralmente é verde, enquanto a outra tem uma cor achocolatada", disse Paul Oliver, co-autor do artigo publicado no Australian Journal of Zoology.

De acordo com os investigadores, existem outras pequenas diferenças como o tamanho, que varia entre os 7 e os 8 centímetros, e a tonalidade dos olhos. 

Já tinha sido identificada uma única espécie a esta em 2016, mas agora os cientistas acreditam que pode estar espalhada pela Nova Guiné. 

Como este sapo vive em áreas muito quentes, pantanosas e com muitos crocodilos, tudo isto desincentiva a exploração", disse Steve Richards, especialista em sapos do South Australian Museum e também co-autor do artigo.

As peperecas verdes podem ser encontradas em todo o Norte e Leste da Austrália e da Nova Guiné.

Cláudia Évora