Chama-se Eric e pode mesmo ter salvo a vida do dono com um simples gesto.

O caso aconteceu na noite desta terça-feira na cidade de Brisbane, na Austrália. O dono, Anton Nguyen, dormia profundamente quando a sua casa, de dois andares, pegou fogo. 

Senti uma estrondo e o Eric, o meu papagaio, começou a gritar. Foi aí que acordei e senti o fumo", relatou o dono à ABC.

Depois, prosseguiu Anton, "agarrei no Eric, abri a porta e olhei para as traseiras da casa, vi algumas chamas e saí a correr pelas escadas abaixo".

Quando os bombeiros chegaram ao local, por volta das 01:00 locais, já a casa estaria engolida pelas chamas. Foram necessárias quatro equipas e mais de uma hora para dominar o fogo.

O papagaio verde terá gritado repetidamente "Anton! Anton!" para alertar o dono, acrescentou o Departamento de Incêncios e Serviços de Emergência de Queensland.

Existiam detetores de fumo, mas o pássaro alertou ainda antes de estes terem disparado", conta o inspetor do departamento, Cameron Thomas.

O episódio teve um final feliz e Anton, que mora sozinho, escapou ileso ao fogo, carregando apenas o pássaro e uma bolsa. Já as causas do incêndio continuam por apurar.

Rafaela Laja