Dorme com a ventoinha ligada no Verão? Pode não ser boa ideia - TVI

Dorme com a ventoinha ligada no Verão? Pode não ser boa ideia

  • IS
  • 25 jul 2019, 15:56
Ventoinha

Há várias formas de tentar dormir quando está calor, mas ter a ventoinha ligada toda a noite pode não ser a melhor escolha

Dormir durante uma noite de muito calor pode ser complicado, há várias formas de dar a volta ao problema, mas deixar a ventoinha ligada a noite toda pode não ser a melhor solução. 

Citado pelo jornal Metro, Mark Reddick, do site Sleep Advisor, acredita que há vantagens e desvantagens em dormir com uma ventoinha ligada, no entanto, são mais os malefícios do que os benefícios - que se resumem à circulação constante de ar e a uma temperatura controlada.  

Já no que diz respeito aos efeitos negativos, os mais comuns são as reações alérgicas devido à poeira que as ventoinhas colocam a circular no ar, o que pode ser especialmente prejudicial para quem sofre de doenças como a asma ou outras condições do sistema respiratório; garganta seca e irritação nos olhos (aspeto particularmente importante para quem usa lentes de contacto). Os músculos podem também sofrer devido ao ar frio concentrado, o que pode resulta cãibras e tensão muscular.

Mark Reddick alerta também para a importância de limpar a ventoinha regularmente para que o pó não se acumule e seja posto em circulação cada vez que o aparelho é ligado.

Para além da ventoinha, há outras formas de contornar o problema nas noites de calor excessivo como, por exemplo, correr as persianas da divisão durante o dia para manter o ambiente fresco, beber bastante água e escolher lençóis de algodão.

Mas, caso não queira abdicar da ventoinha, Mark Reddick sugere que a transforme numa espécie de ar condicionado: congele quatro a cinco garrafas de água com sal e, quando se deitar, coloque-as em frente da ventoinha.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE