Um terço dos britânicos admite lavar os lençóis apenas uma vez por ano, de acordo com um estudo conduzido por uma conhecida empresa de mobiliário do Reino Unido, que apelidou os resultados de "verdade suja".

Um mau hábito de higiene que favorece o aparecimento de ácaros, percevejos, fungos e vários irritações na pele, que vão desde o acne a reações alérgicas, alertam os médicos.

O estudo envolveu 2.000 pessoas, de ambos os sexos, e as perguntas estenderam-se ao vestuário.

E foi apurado que dois em cada dez participantes no inquérito, ou seja, 18%, admitiu igualmente que só lavava as calças de ganga uma vez por ano.

A higiene melhora quando se trata de roupa interior, mas, ainda assim, 25% dos homens inquiridos e 13% das mulheres reconheceu que só lava cuecas e meias após cinco dias de utilização.

Quanto à roupa de inverno, os inquiridos admitiram que raramente é lavada, ainda que os germes possam contaminar facilmente um par de luvas, por exemplo.

Um dos médicos citados no estudo da Hammonds aconselhou a lavar os lençóis uma vez por semana e a roupa interior todos os dias.

"Lavar a roupa e os lençóis com regularidade é importante para a limpeza geral e para garantir que o corpo se mantém limpo e saudável", indicou Aragona Giuseppe.

Também a diretora de marketing da empresa de mobiliário lembrou os consumidores que só há uma coisa melhor que retirar roupa limpa das gavetas.

"Manter-se limpo é, agora, mais importante que nunca. Lembre-se como é incrível sentir os lençóis limpos quando se vai para a cama", afirmou Kirsty Oakes.

Catarina Machado