Um homem de nacionalidade chinesa, que fazia a sua primeira viagem de avião, foi multado por atirar moedas para a turbina de um avião para dar "boa sorte".

O acontecimento insólito, admitido pelo próprio, aconteceu no aeroporto internacional de Anqing Tianzhushan, na China, em fevereiro de 2019.

Lu Chao, o passageiro que protagonizou o incidente, acabou por ser detido pela polícia e passou dez dias atrás das grades, acusado de perturbar a ordem pública. 

Terá agora de pagar uma compensação de 15.400 euros à companhia aérea low-cost Lucky Air. A companhia insistiu, em tribunal, que, devido ao cancelamento do voo, teve prejuízos de 15.800 euros.

Em sua defesa, Lu Chao argumentou que a empresa de transporte aéreo deveria ter um aviso visível aos passageiros de que não é permitido atirar moedas para a turbina do avião.

Este não foi a primeira vez que passageiros supersticiosos foram apanhados a atirar moedas para os motores dos aviões. Em 2017, uma mulher de 80 anos esteve envolvida num incidente idêntico num voo da China Southern Airlines, alegando estar a "rezar pela segurança" da viagem.