Mulher multada por tirar foto de carro da polícia mal estacionado - TVI

Mulher multada por tirar foto de carro da polícia mal estacionado

Mulher multada por tirar foto de carro da polícia mal estacionado

Publicação da fotografia no Facebook custou-lhe 800 euros

Relacionados
Uma mulher espanhola recebeu uma multa no valor de 800 euros, depois de ter publicado no Facebook uma foto que mostrava um carro da polícia estacionado num lugar para deficientes. A lesada não pode apresentar queixa, porque esta multa está prevista na nova legislação.

“Estacionem onde raio quiserem e não vão ser multados”, podia ler-se na legenda da fotografia que a espanhola deixou na sua página do Facebook.


Em menos de 48 horas de ter publicado a imagem na Internet, as autoridades localizaram a mulher, na província de Alicante, e exigiram-lhe que pagasse uma multa no valor de 800 euros.

A medida foi tomada ao abrigo da chamada "Lei da Mordaça", implantada no dia 1 de julho, em Espanha. A nova legislação prevê a punição de qualquer imagem de agentes da polícia que “ponha em causa a segurança dos seus familiares, instalações protegidas ou operações policiais”.

Segundo o The Guardian, quando questionada sobre o perigo que a foto representava, a polícia local respondeu apenas que estava a pôr a sua honra em causa.

De acordo com o porta-voz da entidade policial, os agentes tiveram de estacionar no lugar reservado porque foram chamados a intervir num caso de vandalismo naquela área e não havia outro sítio para estacionar.

Desde dia 1 de julho que a lei proíbe também manifestações perto do parlamento ou do senado, com penalizações que podem chegar aos 600.000 euros.

Quanto à salvaguarda da polícia, a legislação prevê multas que podem ir dos 600 aos 30.000 euros, o que já mereceu uma condenação da Amnistia Internacional, que considerou importante a vigilância das autoridades para evitar abusos de poder.
Continue a ler esta notícia

Relacionados