De certeza que nunca viu uma fotografia assim. Estes dois gorilas tiraram uma “selfie” com o guarda florestal Mathieu Shamavu, do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, e parecem imitar o comportamento humano.

“Mais um dia no escritório…”, pode ler-se na descrição da foto, partilhada na página do Facebook da "Elite Anti-Poaching Units And Combat Trackers", uma unidade anti-caçadores de elite.

Contudo, este não é um comportamento habitual nestes animais, como garantiu Innocent Mburanumwe, responsável pelo parque, em entrevista à BBC.

Eles estão a imitar os humanos”, explicou, garantindo que a postura sobre duas patas é uma tentativa de “aprenderem a ser humanos”.

E isto talvez tenha acontecido porque os dois gorilas foram resgatados, ainda em bebés, com dois e quatro meses, em julho de 2007, depois das progenitoras terem sido mortas. Contudo, o tratador sublinha que, mesmo depois de vários anos de convivência com seres-humanos, este tipo de comportamento é muito especial.

“Fiquei muito surpreendido ao vê-lo… por isso é tão divertido. É muito curioso ver como um gorila é capaz de imitar um humano e levantar-se”.

A imagem já se tornou num verdadeiro sucesso nas redes sociais, com milhares de gostos e partilhas. 

A imagem está a circular com um pedido especial, para que os utilizadores "façam a diferença", ao doar para ajudar com os esforços de conservação do Parque Nacional de Virunga